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#85149
Arte pode ser definida como um método de expressão cultural e social de um dado povo em determinado tempo. O motivo da mesma ser importante é que representa a sociedade e preserva sua identidade, sendo atualmente tanto um meio de se expressar opiniões quanto um modo de se movimentar a economia.

Segundo Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", através da arte o ser potencializa sua educação, tanto no sentido culto de ser educado como no comportamento ativo em sociedade, estando ciente de seus direitos e cumprindo seu papel de cidadão, usando-a como um método para expressar seus anseios e sentimentos em relação ao que é vivido pelo mesmo, um exemplo prático disso seriam as obras modernistas do século XX no Brasil, que tinham como um de seus objetivos, negar a influência estrangeira e construir algo tipicamente brasileiro que ficasse marcado naquele momento e na história.

Não obstante tem-se o viés econômico do universo artístico, algo muito importante para uma sociedade pautada no capitalismo, um exemplo atual e voltado ao mundo digital são os tokens não fungíveis (NFTs), os quais são obras únicas e por esse motivo mais valiosas, a venda desses e outros produtos movimentam a economia, tornam esse meio ainda mais acessível ao público e fortalecem o uso das chamadas "bitcoins", esses e outros fatores revelam o viés mais lucrativo da arte, que mesmo assim não deixa de ser algo cultural que será estudado pelas próximas gerações como um retrato de um mundo artístico acessível e potencializado em todas as suas formas.

Em função dos aspectos mencionados percebe-se que a arte é parte integrante e indispensável à sociedade. Logo é necessário que a ONU promova um tratado internacional que vise, por meio de seus Estados Parte, a valorização da história e estudo, em todos os níveis de educação, das formas artísticas contemporâneas para que as mesmas sejam recebidas com seu devido valor.

"Homem de pequena fé, por que duvidaste?"
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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#85153
Olá!

Li seu texto e vi que você não o problematizou, isto é, você não atribuiu ao tema um caráter problemático.

Isso ocorre, pois você apenas falou de como a arte é importante, porém não mostrou uma problemática quanto à temática. Você poderia ter falado, por exemplo, que a arte, infelizmente, não é valorizada e, portanto, não é dada sua devida importância.

Digo tudo isso, pois, no ENEM, todo tema é um problema social. Então, quando o tema não está problematizado – como o seu tema – cabe ao leitor atribuir esse caráter problemático a ele – o que não foi feito.

Em suma, tente, sim, problematizar qualquer tema que possua um viés positivo. De resto, seu texto está, substancialmente, bem feito.

Um abraço!

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.
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#85195
Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sobre a parte estrutural de um texto dissertativo-argumentativo, pois você saberá o que é preciso cumprir durante todo o seu texto! Você consegue tirar 900+ numa boa se entender a estrutura, continue assim!:)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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#85211
Ari962 escreveu:Bom dia pessoal,
@JoaoPedro72 , muito obrigado pela avaliação, vou ficar atento a esse detalhe problematizando o tema
@Mylike , estou feliz que tenha considerado este um bom texto, vou estar estudando ainda mais sobre a estrutura

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
isso aí! :3

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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samarahbp anasilva1 Anna1

bom dia, Marina li seu texto e minhas observa&cce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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