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#49820
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), assegura a todos os indivíduos do amplo acesso à educação do país. No entanto, apesar dessa garantia, ainda é possível perceber a falta de alfabetização, de modo que representa um dos principais ataques à educação constitucionalmente assegurada. Nesse sentido, no Brasil, não somente há a difícil situação da população analfabeta; mas também, a autonomia da Constituição Federal de 1988, da República Presidencialista Nacional, na qual está previsto princípios institucionais com o intuito de instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura com o propósito de mitigar os entraves para a consolidação dos benefícios constitucionais.


Inicialmente,o analfabetismo é um eminente problema social, pois a população analfabeta enfrenta a exclusão na sociedade. De acordo com o site "Impavido Colosso", o Brasil está na oitava colocação com 14 milhões de adultos analfabetos, o que é resultado da ausência de investimentos no sistema educacional. Assim, é lamentável que instituições do país não disponibilize uma infraestrutura qualificada com o uso da tecnologia de informação e comunicação. Desse modo, fere o lema político," Ordem e Progresso", que origina-se da corrente filosófica positivista criada por Auguste Comte e John Stuart Mill no século XIX; essa doutrina preconiza a realização dos ideais republicanos: a busca e a manutenção de condições sociais básicas e o desenvolvimento do país em termos materiais e intelectuais; algo grave, visto que, infelizmente a falta de alfabetização é prejudicial para o aprimoramento do conhecimento populacional, isso representa a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas. Por conseguinte, configura como uma característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI, no que concerne Zygmunt Bauman sociólogo polonês.


Entretanto, a constituição promulgada em 1988, por Ulysses Guimarães, é considerada a norma de maior hierarquia no país. Em vista disso, determina que, a educação é direito de todos. Segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, a Magna Carta proporciona estabilidade institucional sem precedentes. Em consonância, assegura garantias constitucionais com a finalidade de outorgar maior efetividade aos direitos fundamentais , e permite a participação do Poder Judiciário sempre que houver lesão ou ameaça as diretrizes. Nessa ótica, a constituição garante e prioriza a inclusão das normas na sociedade. Não obstante, é nítido a falta de comprometimento por parte dos cidadãos brasileiros, no que se refere as leis atribuídas a soberania.


Depreende-se, portanto, que compete ao Governo Federal combater o analfabetismo, o "Poder Legislativo", uma das entidades governamentais, conforme a " Teoria da Separação dos Poderes", proposto por Montesquieu (1689-1755), usufrui da função de suscitar as leis e reformá-las, cujo objetivo, é elaborar normas de direito de abrangência geral e individual que são aplicadas na sociedade nas relações mútuas, em virtude disso, promova o aperfeiçoamento na lei designada, de modo que, beneficie as distintas regiões do Brasil. Essa ação deve ser realizada por meio das condutas de conscientização de governantes, em aderir programas sociais de relevante interesse social e cultural, que abordem a necessidade de eliminar a exclusão social, incentivar a cooperação e trabalhar para estabelecer prerrogativas efetivas que possam auxiliar as Unidades Federativas, na aquisição da importância da alfabetização. Além disso, indivíduos e orgãos que detém sempre em mente o texto constitucional, esforce-se, por meio do ensino e da educação por promover o respeito a esses privilégios. Espera-se, com isso, coibir os danos causados aos brasileiros e ,assim, a nação possa lograr uma pátria mais igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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jherodrigues Ashiley Geralcinoj Poderiam[…]

Alessandro2 , sim kkkk parece meio extensa na p[…]

ahhh muito obrigado joanavitoria

Se a introdução saiu mal feita, ent&[…]

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