É de conhecimento geral que a educação brasileira não está entre as melhores, comparando-a com outros países. De acordo com o programa internacional de avaliação de estudantes (pisa), revelou que 68% dos jovens brasileiros não possui um nível básico de matemática. Diante do exposto, isso é inadmissível e prejudicial os estudantes brasileiros, uma porcentagem alarmante de baixo ensino.
Faz-se mister, ainda, salientar o estado como impulsionador do problema. Segundo Sêneca, filósofo estoico do império romano, quem não lê, não pensa, e quem não pensa será sempre um servo. Mediante tal contexto, alfabetização de um indivíduo é a chave para ele conhecer e entender o mundo. Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema.
Em virtude dos fatos mencionados, o governo deve promover um ensino de qualidade para todos os estudantes por meio de projetos de construções de escolas e bibliotecas públicas, investir também na capacitação de professores com aulas e treinamentos, a fim de que alfabetização torne-se uma prioridade na vida de uma pessoa. Somente assim a educação seria um direito de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada