Em primeiro plano, é preciso atentar para a base educacional presente na questão. Para Kant, o ser é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange a importância da alfabetização para a construção do indivíduo, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo às salas de aula conteúdos que aham na resolução da questão.
Outrossim, o individualismo ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Na "Modernidade Líquida", Zyhmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange o entrave. Essa liquidez que influi sobre a questão da importância da construção social do indivíduo funciona como um forte empecilho para a resolução.
É imprescindível, portanto, que o Ministério da Educação (MEC) diversifique as diretrizes curriculares, respeitando as características histórico-culturais de cada região, por meio de reformas educacionais, a fim de garantir escolas mais abrangentes e a permanência dos alunos nesta. É fundamental, ainda, que as universidades regormulem a formação dos professores, mediante atualização dos métodos de ensino empregados, com o objetivo de desenvolver educadores mais interativos com seus discentes, ao promover a participação e discussões em sala de aula.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada