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#46975
A Constituição brasileira de 1988, garante, em seu artigo sexto, uma série de direitos sociais. Dentre eles, está o direito à educação, juntamente com todos os elementos que o permeiam. Entretanto, embora seja uma garantia constitucional, o que se percebe é a não aplicação desse direito na prática. Nota-se, diante disso, que a negligência estatal e a evasão escolar agravam a situação.

Em primeira análise, é notório a instauração de um Estado negligente. No documentário "Nunca Me Sonharam", mostra o cenário do Ensino Médio nas escolas públicas, no qual destaca a importância da educação e os desafios e expectativas que rondam quem está de alguma forma envolvido nessa realidade. De maneira análoga, torna-se evidente a ineficácia do Estado no seu papel de organizador, já que não oferece subsídios necessários para a alfabetização e construção do indivíduo.

Ademais, nota-se também que a evasão escolar prorroga a problemática. Segundo os dados do Ministério da Educação, a evasão escolar atinge cerca de 3,2 milhões de jovens por ano. Na música "Estudo Errado" do cantor brasileiro Gabrial O Pensador, ele expõe um sistema de ensino pouco eficaz e pouco atrativo para os alunos, no qual ocasiona muita das vezes na evasão escolar. Nesse viés, a alfabetização é posta de lado, uma vez que os alunos que se afastam das escolas, muitas vezes não retornam.

Urge, portanto, que o Ministério da Educação, desenvolva projetos para serem trabalhados nas escolas, desenvolvendo um programa de leitura nas áreas mais afastadas, promovendo palestras com o intuito de mostrar a importância da alfabetização, atividades lúdicas e por meio da Mídia Social, promover campanhas de maneira dinâmica para estimular a volta dos alunos para a escola. Posto isso, será possível caminhar para uma sociedade alfabetizada e com direito a uma educação de qualidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#47580
@milenamelo, oi! Claro, irei olhar agora mesmo :D

A Constituição brasileira de 1988, garante, em seu artigo sexto, uma série de direitos sociais(1). Dentre eles, está o direito à educação, juntamente com todos os elementos que o permeiam. Entretanto, embora seja uma garantia constitucional, o que se percebe é a não aplicação desse direito na prática. Nota-se, diante disso, que a negligência estatal e a evasão escolar agravam a situação.
(1) :arrow: nessa oração não pode ter aquela vírgula porque ela separa sujeito de predicado.
PS: boa intro! Contém todos os elementos e está organizada.

Em primeira análise, é notório a instauração de um Estado negligente. No O documentário "Nunca Me Sonharam", (2)mostra o cenário do Ensino Médio nas escolas públicas, no qual destaca a importância da educação e os desafios e expectativas que rondam quem está de alguma forma envolvido nessa realidade (qual realidade? Boa ou ruim? Você não a classificou). De maneira análoga, torna-se evidente a ineficácia do Estado no seu papel de organizador, já que não oferece subsídios necessários para a alfabetização e construção do indivíduo.(como sabe disso? O que te comprova essa fala?)
(2) :arrow: mesmo problema aqui, vírgula separando sujeito do predicado.
ps: o seu repertório não comprova que o Estado negligencia a educação, sem contar que você não estabeleceu uma relação de bem ou mal com o repertório que usou.

Ademais, nota-se também que a evasão escolar prorroga a problemática. Segundo os dados do Ministério da Educação, a evasão escolar atinge cerca de 3,2 milhões de jovens por ano. Na música "Estudo Errado", do cantor brasileiro Gabrial O Pensador, ele expõe um sistema de ensino pouco eficaz e pouco atrativo para os alunos (por que o ensino é assim?), no qual ocasiona muita das vezes na uma evasão escolar. Nesse viés, a alfabetização é posta de lado, uma vez que os alunos que se afastam das escolas, muitas vezes não retornam.
PS: colocou dois repertórios mas não desenvolveu nenhum, isso te prejudica muito na C3!

Urge, portanto, que o Ministério da Educação,(3) desenvolva projetos para serem trabalhados nas escolas, desenvolvendo um programa de leitura nas áreas mais afastadas, promovendo palestras com o intuito de mostrar a importância da alfabetização, atividades lúdicas e por meio da Mídia Social, promover campanhas de maneira dinâmica para estimular a volta dos alunos para a escola. Posto isso, será possível caminhar para uma sociedade alfabetizada e com direito a uma educação de qualidade.
(3) :arrow: o mesmo erro, separação de sujeito e predicado.
PS: temos uma desestruturação aqui, você pode começar a conclusão retomando o problema para depois colocar a ação, isso pode.ficar melhor. Depois, tente desenvolver todos os elementos, você só colocou agente, ação e um pequeno meio perdido ali. Lembre-se sempre dos 5 elementos!

Qualquer dúvida estou à disposição :D

A constituição federal de 1988, docu[…]

vittorzao EduardoHh anaagomide

@GlendaMorais obrigada!💓

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