Segundo Locke, filósofo inglês, o Estado deveria responsabilizar-se os direitos naturais do cidadão, porém, os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) apontam que existem desigualdades raciais e regionais, onde a taxa de analfabetismo no sul e sudeste o número é de 3,3%, já no nordeste essa porcentagem é de 13,9%. Pesquisas também revelam que pessoas de baixa renda e que moram em zonas rurais são os que tem menos chances de conseguirem ser alfabetizados. Com isso, é notório a falha do Estado na hora de assegurar este direito para toda a sociedade.
O pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire, diz “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”, a partir desta filosofia podemos analisar a importância de que a sociedade, em âmbito nacional, possua acesso à educação de qualidade e após uma alfabetização, informações verídicas.
Portanto, nota-se que é necessário que o Ministério da Educação, por meio de verbas públicas, deverá construir mais escolas em zonas rurais, garantindo que essas instituições de ensino possuam estrutura suficiente para projetos como o EJA, de forma gratuita e de fácil acesso para todos. A mídia também deverá influenciar esses adultos a continuar com seus estudos, mostrando-os a importância de uma educação. Desta forma, com o acesso facilitado, muitos conseguirão concluir seus objetivos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada