Primordialmente Vale ressaltar que as dificuldades para acessar as escolas brasileiras são alguns dos motivos para que uma pequena porcentagem da população desistam da alfabetização e abandonem o ambiente escolar. Com essas dificuldades e sem alfabetização vários jovens e adultos tem a sua liberdade e autonomia Roubadas ficando cada vez mais expostos ao crime, as drogas, a exploração do trabalho e etc.
Segundamente é relevante reconhecermos a falta de incentivos e investimentos na alfabetização por parte do governo. Com a citação de Nelson Mandela,"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", é possível entender que sem os envestimentos necessários o Brasil será negativamente afetados de diversas formas. Com isso é evidente que alfabetização necessita urgentemente de mais atenção e importância dos brasileiros.
Portanto é explícito que ainda há entraves para resolver a problemática e é essencial que medidas sejam tomadas. Dessa forma o governo junto com o Ministério da Educação devem incentivar e investir nas escolas e em programas motivacionais, que possibilitem a alfabetização de uma minoria que atualmente só cresce. Assim podemos começar a valorizar E dá importância a alfabetização no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada