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#48048
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito da educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto tal direito não tem se repercutindo com enfase na prática quando se observa a importância da alfabetização para a construção de um indivíduo dificultando deste modo a generalização desse direito tão importante. Diante dessa pespectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de alfabetização no Brasil. Nesse sentido muitas pessoas de todas as idades tem o futuro prejudicado por não ter sido alfabetizado na infância. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jonh Locke, configura-se como uma violação desfrutem de direitos indispensáveis, com a educação o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que de acordo com o G1, a maior parte da população que não conseguiu ser alfabetizada são de baixa renda e residente de zonas rurais. Diante de tal espanto quanto mais pobre a população for, menos chance de alfabetizado.
Portanto, medidas serão necessárias para resolver esse impasse, para isso é imprescindível que o ministério da educação invista em projetos que tenha a finalidade de melhorar o ensino fundamental em zonas rurais. Dessa maneira o direito a educação a população será efetivado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#48065
Olá, antes de ler sua redação gostaria de deixar claro como eu atribuo uma nota de acordo com as competência.
1. competência
Eu não tiro ponto de você se tiver cometido no máximo dois desvios diferentes na norma culta, mas esses erros só podem serem relacionados com a pontuação ou a concordância. Ou seja, não erre os mesmos erros durante o decorrer do texto. A partir disto , eu vou tirando -20.

2. competência
Eu vou avaliar se o seu posicionamento(40) e sua argumentação(60) fazem sentido com o tema. Além de considerar o quão objetiva(40) e clara(60) você foi ao desenvolver sua tese.

3. competência
Eu vou procurar o seu ponto de vista e seu repertório. Mas eles devem está divididos dentro dessa estrutura:
A. Introdução: contextualização, posicionamento e bases argumentativas. (40)
B. Desenvolvimento: conectivo entre os parágrafos, tópico-frasal, repertório, desenvolvimento da argumentação e finalização do parágrafo. (100)
C. Conclusão: conectivo entre os parágrafos, agente, ação, detalhamento da ação, meio/modo e finalidade. (60)

4. competência
Vou procurar se existe conexão entre as ideias, ou seja, os conectivos, além de ver se faz sentido relacioná-los da forma que foi feita.

5. competência
Nessa parte eu vou considerar apenas a estrutura e coerência da conclusão, dessa forma o retorno ao tema principal(40), agente(20), ação(20), detalhamento da ação(20), meio/modo(20), finalidade(20) e como você concluir o texto(60)
#48067
Introdução
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito da educação como inerente a todo cidadão brasileiro (contextualização). Entretanto, tal direito não tem se repercutindo com ênfase na prática(posicionamento) quando se observa a importância da alfabetização para a construção de um indivíduo dificultando deste modo a generalização desse direito tão importante. Diante dessa perspectivafaz-se imperiosa a análise dos fatores (quais fatores?) que favorecem esse quadro.

Comentário
Sua introdução só possui dois dos três eixos essenciais, mas a contextualização está boa, já o posicionamento está presente, porém você poderia ter trabalhado ele, a fim de deixa-lo mais claro. E por fim, não tem as bases argumentativas.

Desenvolvimento
Em uma primeira análise (conectivo entre os parágrafos), deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de alfabetização no Brasil (tópico-frasal). Nesse sentido, muitas pessoas de todas as idades tem o futuro prejudicado por não ter sido alfabetizado na infância(como? desenvolvimento da argumentação está incompleto). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação desfrutem de direitos indispensáveis, com a educação o que infelizmente é evidente no país (repertório).

Ademais (conectivo entre parágrafo), é fundamental apontar que de acordo com o G1, a maior parte da população que não conseguiu ser alfabetizada são de baixa renda e residente de zonas rurais (dados). Diante de tal espanto quanto mais pobre a população for, menos chance de alfabetizado. (parágrafo faltou a argumentação, desse modo ficou expositivo).

Comentário
O desenvolvimento não apresenta argumentação, embora tenha alguns elementos da estrutura de um desenvolvimento, não possui o principal que é o desenvolvimento da tese.

Conclusão
Portanto(conectivo entre os parágrafos), medidas serão necessárias para resolver esse impasse, para isso é imprescindível que o ministério da educação(agente) invista em projetos(ação) que tenha a finalidade de melhorar o ensino fundamental em zonas rurais(finalidade). Dessa maneira o direito a educação a população será efetivado(final do texto).

Comentário
Faltou algumas estruturas, que comprometeu o objetivo do parágrafo

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