Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#49944
Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias Sísifo chegava ao topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão. Nessa perspectiva, esse mito assemelha-se com a luta cotidiana do Estado, o qual busca solucionar as mazelas da educação no Brasil, todavia não consegue efetivar a importância da alfabetização na formação social do indivíduo. Tal cenário ocorre não só devido a evasão escolar, mas também em virtude das falhas no sistema educacional.
Em primeiro lugar, o índice de evasão escolar é bastante preocupante. Segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística(IBGE), dez milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos não concluíram alguma das etapas da educação básica. Percebe-se que os investimentos não são suficientes e dificultam o acesso de pessoas vulneráveis, como as pessoas que moram distantes das cidades, tendo em vista que a maioria do público que evadiram-se das escolas e não conseguiram se alfabetizar, são as pessoas de baixa renda e residentes de zona rural.
Ademais, outro fator a ser salientado são as falhas no sistema educacional. Segundo John Locke, o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos, contudo percebe-se um rompimento nessa ideia, visto que as escolas em sua maioria não contam com materiais didáticos, nem com infraestrutura necessária para atividades estimulantes. Consequentemente, os alunos se sentem desmotivado no que se refere ao processo de aprendizado.
Impende, portanto, medidas que solucionem essa problemática. O Tribunal de Contas da União deve disponibilizar capital, por intermédio do Ministério da Educação, para que sejam construídas escolas em áreas rurais, promovendo facilidade no deslocamento de pessoas que necessitam se alfabetizar, como também é impreterível a construção de laboratórios e provimento de materiais pedagógicos, para que assim os estudantes sejam influenciados a frequentarem as escolas. Espera-se que assim a alfabetização tenha maior importância na construção social do indivíduo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Por favor ,alguém poderia corrigir essa red[…]

Contextualização: A famosa obra &ldq[…]

emilydassis muito obrigada!!

XxDamastco emilydassis Podem pontuar pra m[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM