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Por Jp1358
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A princípio, em seu artigo 205, a Constituição brasileira prevê a todos os habitantes do Brasil o direito a educação. No entanto, esse direito não está sendo respeitado, sendo assim causador de retrocesso. Por isso, os principais causadores desta problemática são: o desamparo familiar e a falta de valorização dos profissionais da educação.
De primeira análise, é importante destacar o desamparo familiar como impasse mais importante relacionado a alfabetização no Brasil. Nesse sentido, a série “Rita” da Netflix mostra a vida pessoal e profissional de uma professora americana, e destaca a importância da relação família – escola, que por sua vez, uma completa a outra, com o apoio familiar na aprendizagem e a formação do respeito. Entretanto, nas famílias brasileiras se tem o enfraquecimento dos laços familiares com a escola, pais que não se importam com o aprendizado dos seus filhos, assim deixando a educação das crianças prejudicada. Dessa forma, é crucial a mudança nos hábitos familiares.
Ademais, engenha-se a falta de valorização dos profissionais de educação da educação. Desse modo, ao início do ano de 2022, o Governo Federal ajustou o piso salarial dos professores. Todavia, Estados como Minas Gerais não conseguiram cumprir o piso, devido a baixa quantidade de verba voltada ao eixo educacional. Além do mais, os professores enfrentam hoje, inúmeros desafios para exercer o seu trabalho. Como por exemplo a falta de materiais, as más condições de trabalho, a indisciplina dos alunos e o pouco salário. Logo, é inadmissível a continuidade deste cenário.
Portanto, para amenizar o desamparo familiar e a falta de valorização dos professores, é dever do Poder Executivo Federal por meio do Ministério da Educação, revisar a verba aplicada no sistema de ensino brasileiro e ampliá-la, com o objetivo de melhorar a qualidade da escolarização. Tal ação deve ocorrer pelo corte de verba desnecessária, como por exemplo a verba usada para a divulgação dos feitos dos deputados. Somente assim, todos os brasileiros terão o direito a educação garantido na Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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