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Por Zolty
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     A agricultura familiar, garante aos cidadãos das áreas rurais renda e segurança alimentar, aliado à preservação do meio ambiente e de sua cultura. Infelizmente, tal meio de produção não tem recebido a devida atenção governamental, para expandir-se de maneira viável. Diante dessa perspectiva, faz-se se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
            Em primeira análise, os pequenos produtores são responsáveis pela maior parte da produção brasileira de feijão, mandioca, leite e carne suína. Esses e outros alimentos, produzidos em pequenas áreas, são grandes aliados do meio ambiente e de uma alimentação saudável, contando com menor quantidade de agrotóxicos, agredindo menos o solo e rios, pois, as culturas produzidas variam conforme as estações do ano, preservando meios de cultivo tradicionais de suas regiões.
          Entretanto, 80% das áreas de cultivo são pertencentes aos grandes latifundiários, pondo o risco diversas famílias que dependem de sua produção como única fonte de sustento. Esse impacto é ainda maior no interior das regiões Norte e Nordeste, que concentram a maior parte dos pequenos agricultores, onde os longos períodos de seca demanda maior investimento em irrigação, tirando a presença familiar do mercado, o que não pode continuar.
           Depreende-se portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. É imprescindível que os Governos Estaduais, aliados ao Ministério de Ciência e Tecnologia, promovam ações em conjunto para abastecer os produtores da região Nordeste, com carros-pipa e cisternas que coletam a água da chuva. Ademais, é importante que o Governo Federal invista em financiamentos à pequenas famílias, com juros baixos, para que possam aumentar sua infraestrutura. Para assim, aumentar as oportunidades dos pequenos agricultores, perante os grandes latifundiários.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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