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Por Joaoneves
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"A importância da ciência na alfabetização de crianças e adolescentes no Brasil".

A ciência é a produção de conhecimentos obtidos através das informações descobertas na experimentação do mundo e daquilo que ele contém. Apesar da ciência estar constantemente diante dos seus olhos, grande parte das pessoas não a enxerga. Isso acontece por falta de infraestrutura no ensino científico durante o processo de alfabetização, cuja etapa tem a função de educar crianças e adolescentes, a fim de formar cidadãos conscientes da importância da ciência para aprimorar a sociedade e mudar o mundo para melhor. Essa falta de infraestrutura distorce a visão das crianças, a respeito do que são a ciência e o cientista, bem como os seus papéis sociais.

Em decorrência dessa visão distorcida – influenciada pela metodologia aplicada nas escolas, baseada em um ensino teórico e não prático – ao ouvir a palavra ciência, ou cientista, a imagem que vem em mente é a de um idoso com cabelos brancos e bagunçados, usando um jaleco e fazendo explosões com substâncias químicas. Com o propósito de modificar essa imagem de um “cientista maluco”, Célia Catunda criou um desenho animado, “O Show da Luna”, mostrando que crianças podem ser cientistas sem precisar de um jaleco e abusar da imaginação, aliada à ciência, para desvendar as suas dúvidas, assim como a protagonista Luna; apontando a real definição de ciência e cientista de maneira leve e educativa.

De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é a aquilo que a educação faz dele. Sendo assim, é evidente que a importância das ciências na educação consiste em ampliar os repertórios dos homens – em sentido de humanidade – possibilitando uma intervenção benéfica na sociedade, com a finalidade de melhorá-la por meio do conhecimento científico atribuído no processo de alfabetização, baseado na experimentação e percepção da ciência desde a primeira infância. A exemplo de Kant, é notório que conscientizar crianças na educação, fará delas indivíduos muito bem articulados para transformar a sociedade.

Desse modo, é necessário reavaliar o sistema educacional no Brasil, sob uma nova visão de metodologia científica, uma vez que a sua importância é incontestável. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Por isso, cabe aos responsáveis pela educação, as famílias e escolas, promoverem maneiras de ensinar ciências que não se limitem a teorias em sala de aula, criando feiras de ciências como a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharias) para ressaltar a importância do conhecimento científico, mudando o esteriótipo de um cientista, permitindo aos jovens que se vejam com tal e mudem o mundo, valorizando a ciência através da educação.

@eurodrigo amigo, pode corrigir por favor?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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