• Avatar do usuário
#64842
"A importância da ciência na alfabetização de crianças e adolescentes no Brasil".

A ciência é a produção de conhecimentos obtidos através das informações descobertas na experimentação do mundo e daquilo que ele contém. Apesar da ciência estar constantemente diante dos seus olhos, grande parte das pessoas não a enxerga. Isso acontece por falta de infraestrutura no ensino científico durante o processo de alfabetização, cuja etapa tem a função de educar crianças e adolescentes, a fim de formar cidadãos conscientes da importância da ciência para aprimorar a sociedade e mudar o mundo para melhor. Essa falta de infraestrutura distorce a visão das crianças, a respeito do que são a ciência e o cientista, bem como os seus papéis sociais.

Em decorrência dessa visão distorcida – influenciada pela metodologia aplicada nas escolas, baseada em um ensino teórico e não prático – ao ouvir a palavra ciência, ou cientista, a imagem que vem em mente é a de um idoso com cabelos brancos e bagunçados, usando um jaleco e fazendo explosões com substâncias químicas. Com o propósito de modificar essa imagem de um “cientista maluco”, Célia Catunda criou um desenho animado, “O Show da Luna”, mostrando que crianças podem ser cientistas sem precisar de um jaleco e abusar da imaginação, aliada à ciência, para desvendar as suas dúvidas, assim como a protagonista Luna; apontando a real definição de ciência e cientista de maneira leve e educativa.

De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é a aquilo que a educação faz dele. Sendo assim, é evidente que a importância das ciências na educação consiste em ampliar os repertórios dos homens – em sentido de humanidade – possibilitando uma intervenção benéfica na sociedade, com a finalidade de melhorá-la por meio do conhecimento científico atribuído no processo de alfabetização, baseado na experimentação e percepção da ciência desde a primeira infância. A exemplo de Kant, é notório que conscientizar crianças na educação, fará delas indivíduos muito bem articulados para transformar a sociedade.

Desse modo, é necessário reavaliar o sistema educacional no Brasil, sob uma nova visão de metodologia científica, uma vez que a sua importância é incontestável. Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Por isso, cabe aos responsáveis pela educação, as famílias e escolas, promoverem maneiras de ensinar ciências que não se limitem a teorias em sala de aula, criando feiras de ciências como a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharias) para ressaltar a importância do conhecimento científico, mudando o esteriótipo de um cientista, permitindo aos jovens que se vejam com tal e mudem o mundo, valorizando a ciência através da educação.

@eurodrigo amigo, pode corrigir por favor?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Ashiley , OI! Muitíssimo obrigada por ter […]

No Brasil apesar da constituição de […]

Tema: O aumento do número de profissionais […]

Um dos alicerces iluministas da revoluç&ati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM