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Por WagnerNeto
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O Brasil possui mais de vinte e cinco estados e em cada um deles o português é expresso de forma variada. Tal diversificação linguística contribui para a identidade do povo brasileiro, que é rica, regionalizada e multifacetada.
Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil está longe de ter uma população e cultura homogêneas. Com relação à língua falada, em cada canto se desenvolveu de maneira diferente, cada região tem uma história para contar sobre o seu uso do vernáculo. Em São Paulo, por exemplo, durante muitos anos um híbrido de português com tupi foi falado pelo povo, enquanto que no Maranhão e em outros estados nordestinos houve forte influência do francês e do holandês, devido às invasões dos séculos XVI e XVII.
A identidade de um povo requer muitos elementos para constituir-se. O elemento base, todavia, é a linguagem, pois por meio dela os indivíduos formam seus pensamentos, compreendem e interpretam o mundo ao seu redor, trocam conhecimento e formam o imaginário coletivo, constroem sua cultura particular. Assim, uma língua variada implica em múltiplas expressões artísticas, musicais, culinárias e até mesmo de vestimenta. Marquês de Pombal tentou uma vez suprimir as várias línguas faladas no Brasil e impor o português “oficial” à força, o que resultou em retrocesso civilizacional.
Portanto, foram os inúmeros modos de se falar o português que possibilitaram ao Ceará tornar-se a terra do forró, à Bahia o centro do carnaval e a Minas Gerais o paraíso do pão de queijo, de modo que qualquer tentativa artificial de uniformização linguística só viria a empobrecer os ricos e multifacetados costumes brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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