No cenário atual, tem ganhado cada vez mais destaque por ter que decidir questões de enormes controversas e repercussões gerais, por exemplo: o julgamento da prisão em segunda instância, que afetou diretamente muitos casos emblemáticos de prisões da operação Lava Jato, como a soltura do ex. presidente Lula.
Ainda que pesando pressões de opiniões contrárias, no caso do julgamento da prisão em segunda instância a suprema corte julgou conforme a lei e a Constituição Federal (CF) pela possibilidade de prisão somente após o trânsito em julgado da sentença, decisão muito comemorada por juristas e pela Ordem dos Advogados do Brasil.
De outro lado, parcela da população criticou duramente a corte máxima no caso da prisão em segunda instância . Para essas pessoas, pois, queriam que o ex. presidente Lula permanecesse preso. Com a divisão politica que se estabeleceu após as últimas eleições para presidente no país, surgiram diversas correntes ideológicas que criticam diretamente decisões tomadas pela Suprema Corte. Mas o STF deve julgar segunda as leis e a CF, não podendo se deixar influenciar por uma ou outra opinião favorável ou divergente, ainda que isso desgaste a sua visibilidade, cabe a corte suprema julgar de forma mais imparcial possível.
Por fim, evidente que o STF ao decidir cada vez mais questões de relevante repercussão nacional e ter sua popularidade contestada em maior e menor grau de eficiência. Não obstante, faz-se necessário que a corte máxima guardiã da CF julgue de forma imparcial, pautando-se na lei, a exemplo do que fez no julgamento mais recente em que decidiu pela prisão definitiva somente com o trânsito em julgado da sentença. Ainda que enfrentando forte pressão da população. Mas assim, julgou conforme o ordenamento jurídico atual, deixando para que o parlamento debatesse e criasse leis em sentido contrário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.