Em primeiro lugar, é certo afirmar que o cenário jornalístico é um ambiente que necessita de criatividade e fatos relevantes, para conseguir a atenção do público. Na novela Império (GLOBO), retrata esta situação em determinados momentos, demostrando como o blogueiro Theo, investiga a vida dos personagens famosos da trama e publica as informação mais bombásticas destes em seu blog, para tornar-se um "jornalista de sucesso". Desse modo, como na trama muitos veículos de imprensa buscam somente um viés que chame a atenção do publico e não a verdadeiro conhecimento, ou seja, manipula seus espectadores de acordo com seus interesses e preceitos, deixando de lado a informação e sua imparcialidade.
Por consequência, a publicação de noticias manipuladoras e influenciáveis dos veículos midiáticos, resulta em uma população desinformada e que não consegue interpretar as informações verídicas e diferencia-las das falsas. Dessa maneira, as Fakes News seria o resultado deste jornalismo amarelo, onde busca somente repassar uma informação, na qual não se sabe ser verdadeira ou não, traçando assim um periodismo perigoso e maldoso, principalmente em relação ao ambiente politico.
Portanto, é necessário medidas para a resolução do impasse. Dessa forma, o Governo e o Ministério de Mídia e Comunicação em conjunto com a população, devem promover uma regulamentação consistente e de fácil compreensão sobre a atuação das imprensas, por meio de regras a qual possibilita a identificação, tanto por parte da população quanto do Estado, de noticias tendenciosas e falsas, para que a população consiga interpretar e diferenciar as informações verídicas e denunciar os veículos de mídia impudentes para que tenham as devidas penalidades. Logo, espera-se que a imprensa tenha devido cuidado com transmissão de informação e sua imparcialidade, como também torne a sociedade mais atenta a esta problemática. Assim, o jornalismo brasileiro não se torna o mesmo retratado na novela Império.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.