Primeiramente, é importante destacar a disparidade do salário dos homens em relação ao das mulheres. Segundo a reportagem da "Pública", por exemplo, a jogadora de futebol Marta recebe um salário anual de U$400mil (R$2,1 milhões no câmbio anual), e em comparação o jogador Neymar fatura U$14,5 milhões (R$76,5milhões). Assim, percebe-se que apesar de terem a mesma profissão e a habilidade e capacidade bem desenvolvida para tal, não são compensados da mesma forma. Isso, por conta, do preconceito da sociedade patriarcal às população feminina, que resulta nessa exclusão e falta dos mesmos direitos entre ambos.
Além disso, vale ressaltar, a falta de oportunidades de trabalho para as mulheres. Sendo, então, consequência desse estigma enraizado na sociedade, em que a mulher tem que lidar todos os dias. Esse foi um dos motivos que elas iniciaram um movimento feminista, visando lutar pela equidade entre os gêneros, para o empoderamento. Chegando, até mesmo, a romper com esse tabu de que as mulheres não são capazes de fazer o mesmo que os homens fazem.
Contudo, visando uma mudança do quadro atual para a igualdade dos direitos entre gêneros. Urge que as escolas e as famílias informem-se para concientizar as crianças contra o sexismo. Além disso, seria de extrema importância que o Estado em colaboração com a mídia e ONGS, influênciasem as pessoas, dentre elas, os empregadores com a propagação de informações e campanhas sobre esse fato. Somente assim, será possível a ruptura desse estigma patriarcal e a inclusão das mulheres e de seus direitos de igualdade por completo na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.