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Por IsaCarmo
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Ao se examinarem os aspectos atuais dos relacionamentos no Brasil, nota-se uma grande desarmonia em algumas famílias, ligada aos relacionamentos abusivos presentes nessas. Esse desequilíbrio tem raízes históricas ligadas ao machismo, assim como à desigualdade de gênero no trabalho. Esse problema se tornou comum e relaciona-se com o pensamento da escritora Chimamanda Ngozi: "se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal".
O machismo no Brasil tem raízes históricas formadas desde o Brasil Colônia. Em razão da influência europeia na estrutura da família brasileira, o Brasil adotou o modelo patriarcal, que tem como base o homem sendo a figura central da família, responsável por sua economia e influência social. Nota-se nesse modelo a dominação que um homem pode construir na sociedade, apenas por ser homem, revelando a androcracia presente no país,
Outro fator a se considerar é a desigualdade de gênero. Desde as primeiras formas de trabalho assalariado no Brasil, a ideia de que o homem é mais capaz de realizar diversos tipos de trabalho e sustentar a família ainda está presente na sociedade. Essa problemática está atrelada aos relacionamentos abusivos pelo fato de que, devido a subestimação da mulher no trabalho, muitas, diversas vezes não conseguem emprego para se sustentarem sozinhas e se veem dependentes dos seus parceiros.
Dado o exposto, conclui-se que a persistência de relacionamentos abusivos tem raízes históricas na formação do Brasil, advindas do modelo patriarcal e da desigualdade das relações trabalhistas. Assim, faz-se necessária a criação de aplicativos que facilitem o contato entre as mulheres e as Delegacias de Atendimento a Mulher, que ofereçam palestras online e aulas de conscientização, assim como o incentivo à campanhas sobre a violência contra a mulher divulgadas em escolas, para assim evitar abusos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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