Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#58423
Consoante ao poeta Cazuza, "Eu vejo o futuro repetir o passado", a histórica degradação da Amazônia no Brasil não é um problema atual. Desde a intensiva exploração do pau-brasil pelos portugueses quando estes chegaram ao território brasileiro, em 1500, que essa vicissitude é um problema. De mesmo modo, na modernidade, as dificuldades persistem, seja pelas falhas medidas de preservação da Amazônia pelos órgãos competentes, seja pela pouca visibilidade dessa problemática na mídia.
Deve-se destacar, de início, as falhas nas medidas de preservação da Amazônia como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra intitulada "Contrato Social", cabe ao Estado viabilizar ações que garantem o bem-estar coletivo. No entanto, nota-se, no Brasil, que a histórica degradação da Amazônia rompe com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que as intensas atividades ilegais como o garimpo, afetam, principalmente, as comunidades indígenas que habitam a região, violando o que é exigido constitucionalmente.
Outrossim, vale ressaltar que a situação é corrobada pela pouca visibilidade desse problema na mídia. No decorrer da formação do estado brasileiro a degradação da Amazônia se fez presente durante parte significativa do processo. Isso, aliado às crescentes fake news a respeito desse bioma que contribui para que esse problema persista atualmente. Portanto, é fundamental uma reforma nas atitudes da sociedade civil para que, assim, o fim da degradação da Amazônia no Brasil deixe de ser uma utopia.
Em suma, medidas são necessárias para a resolução desse impasse. Logo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) juntamente com a mídia, por meio dos meios de comunicação em massa, palestras, campanhas em escolas e em espaços públicos, devem informar e conscientizar o maior número de pessoas possíveis sobre a importância da preservação da Amazônia e os impactos que a destruição desta traz para essa e as próximas gerações. Somente assim, esse problema será totalmente erradicado, pois, conforme Gabriel, o Pensador, "Na mudança do presente a gente molda o futuro".

Obs: Se leu até aqui, por favor, me ajude pontuando. Obrigada! (✿^‿^)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Promugada pela ONU em 1948, a declaraç&atil[…]

Sua redação não encaixa corre[…]

O filósofo francês Sartre defende que[…]

"Só pro meu prazer..."

Obrigada Ashiley , ficarei mais atenta quanto as […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM