Avatar do usuário
Por debbyjane
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80341
Nos dias atuais, há contraste na questão de desigualdade entre gêneros, uma vez que nosso país traz consigo um passado de posições hierárquicas e inferiorização feminina.
Isso se dá por diversos fatores encontrados nos nossos cotidianos, nas nossas falas, nos somos costumes, em nós mesmos.
Quando falamos da desigualdade de gêneros, é quase impossível não pensar em questões como a má distribuição salarial, ou a separação de cargos para se desempenhar.

Enraizado na cultura, é comum que tenhamos pensamentos altamente fechados e conservadores a cerca desses assuntos, pois, justamente, está normalizado em meio à sociedade. A estrutura de nossas opiniões são também influenciadas por essas raízes, que, muitas vezes, podem estar cercadas de preconceito, falta de informação, ou até mesmo a ignorância e falta de informação.
Essa tal cultura vem com muitos costumes nocivos, passadas de geração em geração, reprimindo classes sociais e fazendo a separação das mesmas, destacando inferioridades e impondo regras excessivamente controladoras. Tudo feito para que esses grupos não tenham espaço para se autoimpor.

Muito além de questões éticas, mas também socioeconômicas, esse tipo de coisa é disseminado em diversos lugares, fazendo a propagação desse tipo de pensamento. Podemos perceber que também há desigualdade na área de trabalho, e isso se dá pelo preconceito com a ideia de uma mulher desempenhar um trabalho anteriormente taxado de "trabalho desempenhado por homens".

As culturas sempre têm o homem como pilar, destacando seu "alto nível" de desenvolvimento, enquanto inferioriza as mulheres, descartando suas capacidades. Não se deve haver relevância no gênero, e sim na capacidade de cada pessoa.

Mulheres são tão capacitadas quanto homens. Todas pessoas são tão capacitadas quanto as outras.

Homens, mulheres, pessoas... o gênero não importa. Por que as pessoas ainda dão tanto destaque para esse fator?
A sociedade, as pessoas, a mídia, tudo. Alguns tentam disfarçar com discursos vazios, baseados apenas em ganhar relevância e prioridades.

Não apenas destacando a questão entre homens e mulheres, há também a repressão e perseguição de grupos sociais, como a comunidade LGBTQIA+, que é alvo de diversos ataques e, inclusive, da desigualdade. É uma questão delicada, pois muitos negam suas próprias raízes, com medo de serem criticados, excluídos ou injustiçados. Eles têm se amedrontado com o simples fato de serem eles mesmos, então, ficam presos dentro de seus próprios "eu".

Há pouca oportunidade para esses grupos e, então, é compreensível a preocupação dos tais com suas vidas profissionais e até mesmo seus meios sociais, que muitas vezes são prejudicados pelo preconceito. São barreiras que devem ser superadas por tais indivíduos.

Mas, afinal, qual é a solução para tanta hipocrisia e costumes desiguais?

A colaboração, as medidas tomadas, a quebra de culturas nocivas enraizadas, as reivindicações, a conscientização. Esse pode ser um resumo de algumas coisas que podem ser feitas para evitar que esse tipo de situação aconteça.

São questões que devem ser aprofundadas na sociedade e que estão sendo gradualmente discutidas por todos, trazendo a esperança de que num futuro possa haver menos distinção de gênero e mais avaliação de capacidade individual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por debbyjane
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80344
Se alguém puder corrigir... ficarei agradecida :D
É minha primeira vez nesse site, me desculpem por qualquer erro! Sou muito nova e inexperiente, portanto, estou propícia a cometer erros (alguns até bobinhoskjkjjj).
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
53 Exibições
por isabellyklg
1 Respostas 
242 Exibições
por Caua0321
Desigualdade de Genero
por periclescam    - In: Outros temas
2 Respostas 
115 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
84 Exibições
por Vick500
0 Respostas 
96 Exibições
por Guilhermo
0 Respostas 
259 Exibições
por kleytto
1 Respostas 
96 Exibições
por caio452
0 Respostas 
63 Exibições
por FelieAngelo
0 Respostas 
246 Exibições
por Caylaine
0 Respostas 
789 Exibições
por Ruancl

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM