Conquanto tão prerrogativa não tem sido praticada com ênfase quando se observa os casos de gravidez na adolescência no Brasil, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão importante, diante dessa perspectiva, fazer-se impreciosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais, assim como a da família para combater a gravidez na adolescência. Nesse sentido, a falta de ações governamentais em escolas e conversas dentro do lar , gera consequências de casos de gravidez na adolescência indesejadas ,pois, sem uma conversa e orientação, faz-se com que está pessoa cometa sem responsabilidade um ato que mudará para sempre sua vida ,consequentemente trazendo responsabilidades a qual ela não está pronta e na maioria dos casos a família e o companheiro não apoia e isso resulta em graves problemas psicológicos.
Ademais é fundamental apontar a falta de educação sexual nas escolas , como impulsionador dos casos de gravidez na adolescência no Brasil.A educação sexual no Brasil ainda não é um assunto fácil de ser discutido. Em um país de dimensão continental, não só zonas mais rurais e no interior, mas também as principais capitais enfrentam questões culturais, políticas e religiosas que interferem no esclarecimento da sexualidade. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Deprende-se ,portanto a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso , é imprescindível que o governo ,por intermédio de proporcionar palestras em locais públicos , nas escolas e darem mais ênfase em conteúdos relacionados a isso nas mídias digitais, onde os jovens estão bastante ligados hoje em dia , sobre a prevenção da gravidez , e educação sexual .Proporcionar as adolescentes consultorias médicas a ginecologistas,com o apoio da família a qual tem um papel muito importante , quebrando tabu e conversando sobre as consequências que podem gerar uma gravidez irresponsável.
Assim , se consolidará uma sociedade mais desenvolvida,tornando- se possível a constituição de uma sociedade permeada pela esfatização dos elementos elencados na magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada