Em primeiro lugar, a ineficiência de leis que garantam o acesso à cultura restringe a cidadania dos indivíduos. Seja pela dificuldade em administrar recursos em um território de dimensões continentais, seja pela falta de interesses dos órgãos públicos em promover o desenvolvimento socioeducativo. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo que o Ministério da Cultura exerce na administração do país. Instituído para se rum órgão que promova a aproximação de bens culturais, tal ministério ignora ações que poderiam, potencialmente, fomentar à igualdade entre às diferentes formas de crenças para que, o preconceito fosse deixado de lado e desse modo, o respeito às diferentes práticas religiosa fosse ganhando espaço.
Ademais, deve-se explícitar que consideração parte da sociedade, não busca reverter a situação da intolerância religiosa no Brasil. Isso ocorre, em grande parte, devido ao baixo senso crítico da população, fruto de uma educação tecnicista, na qual não há o estímulo ao questionamento. Sob esse âmbito, é preciso que a população deixe sua inércia de lado e mostre sua insatisfação às entidades estatais, para que, desse modo, essas autoridades tomem medidas suficientemente efetivas.
Assim, deliberações precisam ser tomadas para sanar tais lacunas na sociedade brasileira. Para isso compete ao Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Educação investir em campanhas publicitárias nas redes sociais, e tv, na intuição de comunicar a desigualdade existente entre as religiões, e dessa forma, consientizar a sociedade que todos, sem extinção cultural, merece o respeito, como principal promotor da tolerância. Isso deve ser feito por meio de recursos liberados pelo Tribunal de Contas da União - órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos- , com o objetivo de potencializar a questão. Tais medidas, visem o bem comum.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.