• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por lineflor4
Quantidade de postagens
#70438
O “corpo perfeito” que a sociedade tanto impõe é muito diferente do corpo real, o Instagram, famosa rede social da atualidade, vem sendo uma espécie de mundo alternativo onde “pessoas perfeitas” vivem em um “mundo perfeito” como as famosas blogueiras, expondo seus corpos, receitas e medicamentos para “entrar em forma”, se tornam gatilhos, para pessoas que estão com quilos a mais ou a menos. Fragilizadas pela sociedade gordofobica, por não se encaixarem no que a sociedade julga como “padrão”, tem a tendência de se cobrarem cada vez mais, prejudicando assim sua saúde mental.

Hannah Arendent grande socióloga diz que quando uma atitude agressiva ocorre diariamente, ela deixa de ser vista como errada. Seguindo sua linha de raciocínio é perceptível que encaixa perfeitamente com a gordofobia no país, tendo em vista que a uma falta de fiscalização de suas medidas preventivas, abrindo assim um caminho para crescer com facilidade, pois com o uso de perfis falsos, pessoas em anonimato fazem discursos de ódio em publicações de pessoas gordas e obesas, saindo impune, desmoralizado e infligindo a constituição federal de 1988 no seu artigo 6 onde diz respeito aos direitos humanos, tornando-se assim inadmissível.

Mesmo sem ser intencional, algumas blogueiras ajudam esse preconceito a crescer pois a divulgação de remédio e receitas malucas como “chá seca barriga” são expostos diariamente, criando assim, uma obsessão de seus seguidores a perder peso. Prejudicando a saúde física e mental. Porém recentemente surgiram as blogueiras quebra tabus, em minoria mas ajudando os jovens a se aceitarem e mostrando que todos tem os mesmos direitos independente do seu corpo, como a blogueira Dora Figueiredo, que se destaca pois busca quebrar esse paradigma de corpo perfeito servido de apoio onde todos podem se espelhar. Mostrando assim o importante papel da mídia.

Em virtude dos fatos mencionados é de grande relevância que o governo em parceria com a mídia tomem uma iniciativa de garantir que haja fiscalização em massa nas rede sociais, e criação de campanhas sobre conscientização a gordofobia e que o ministério da educação e o da saúde andem de mãos dadas, oferecendo com devida qualidade apoio psicológico nas escolas. Habermas já dizia “incluir não é apenas trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto, assim executando de forma exemplar a constituição federal de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 108

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 168

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 132

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por nycolas2005
Quantidade de postagens
#70453
Oi @lineflor4, tudo bem?
Tenho alguns pontos para ressaltar, fique a vontade para descordar.

INTRODUÇÃO
Na sua introdução nós podemos perceber o problema de pressão imposta pela sociedade através das redes sociais por uma determinada estética. Bacana 👍
Ficou claro o problema 👍, porém achei fraco a forma de escrita. Entendi que há um problema crescente na grande exposição de corpos magras na internet, fazendo com que pessoas fora desse padrão se sintam inferiorizadas. No entanto acho que poderia ter sido escrito de uma melhor forma. Eu escreveria assim: A venda e desserviços causados por ações midiáticas independentes com o intuito de emagrecimento, sem comprovações ou respaldo científico dado por profissionais da saúde, causam enormes problemas mentais e físicos em pessoas gordas e obesas. Após isso, eu iria desenvolver mais a fundo como as pessoas gordas lidam com esse problema e como tem afetado os jovens que estão alguns quilos a cima do peso .
Percebi uma falta de conhecimento na hora de acentuação e pontuação. Vi algumas parte onde teria de ter um ponto final ao invés de uma vírgula.
!! Muitas aspas !! Tente utiliza-las menos.
Você expôs a origem do problema. Por que as pessoas querem ser magras? Para serem aceitas na sociedade. Legal 👍

DESENVOLVIMENTO
Achei bacana a utilização da frase da Hannah Arendet com o contexto 👍👍
Na parte de desenvolvimento sinto que você pecou bastante. Quando era para ser discutido e levantado dados sobre quais são os problemas psicológicos que você escreveu, simplesmente não foi dito nada sobre. Para mim, a introdução se estendeu até os parágrafos de desenvolvimento, assim no final eu não tive o conhecimento de pontos importantíssimos para o embasamento da sua tese. Você poderia ter abordado dados de quais são os problemas psicológicos, em média quantas pessoas têm esse mesmo problema, etc.
Para um melhor desenvolvimento teria de ter dados que comprovassem que há uma parcela da população com problemas devido a problemática apresentada na introdução.

CONCLUSÃO
Gostei da finalização

GERAL
Não é uma redação ruim, a introdução ficou legal, o desenvolvimento não recebeu tanta atenção, pois faltou pontos importantes para embasar a tese e a conclusão faltou um pouco mais de detalhamento
Avatar do usuário
Por lineflor4
Quantidade de postagens
#70468
@nycolas2005 muito obrigado, realmente abusei do uso das aspas kkkkkk é mt gratificante receber sua avaliação pois toca bem no ponto onde preciso exercitar mais, me abrindo os olhos e em cada avaliação percebo que vem crescendo devagarinho

Muito obrigado do fundo do coração
Tenha uma boa tarde
Avatar do usuário
Por AnaBelatriz
Quantidade de postagens
#70472
Olá! Sou nova na plataforma e ainda estou aprendendo a fazer redações, mas irei te ajudar com o conhecimento que tenho. 🤗🤗🤗🤗

INTRODUÇÃO

Aparentemente você fez a CONTEXTUALIZAÇÃO pela delimitação do tema não sei se foi isso mesmo mas é o que aparenta.
A sua TESE está muito parecida com a contextualização, ou seja, após a contextualização você deveria ter colocado um ponto final para ir da introdução sua tese e ficar assim separado. Porque, não dá pra saber ao certo o que é a delimitação do tema e a tese.
Já no ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO você apresentou apenas um argumento ( sociedade gordofobica), então surgiro você acrescentar mais um, porque vão ser eles, que serão desenvolvidos no desenvolvimento. A minha sugestão de argumento é a 'má influência midiática'. Foi visto que você apresentou o Instagram relatando que ele tinha uma má influência, mas isso ficou no primeiro período da sua introdução, (contextualização) e o encaminhamento argumentativo fica no terceiro período, já no final da sua introdução, certo?

DESENVOLVIMENTO (1° parágrafo)

No desenvolvimento no primeiro período não aparece explícito o ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO , que seria os argumentos que você colocou na introdução, que você iria falar sobre ele agora mas você pulou essa parte e foi diretamente para a COMPROVAÇÃO onde você usou um repertório sociocultural ( da Hannah Arendent). Aonde o seu repertório foi muito bom.
Já na PROBLEMATIZAÇÃO você apresentou, e apresentou bem! Foi ótimo, tanto a comprovação como a problematização, você só errou na exposição do argumento.

* E temos um erro, quando nós começamos o primeiro parágrafo do desenvolvimento, a primeira coisa que fazemos é colocar um conectivo antes de falar, a exposição do argumento, comprovação e a problematização.
Então surgiro, colocar o conectivo "Dessa forma", e após a vírgula, porque após os conectivos usamos vírgula.

DESENVOLVIMENTO (2° parágrafo)

No segundo parágrafo do desenvolvimento, temos a frase "Mesmo sem ser intencional," logo no início do desenvolvimento aonde deveria ter um conectivo e aí sim colocar a vírgula no final. Sugiro colocar o conectivo 'em paralelo'.

Mas a frente vamos encontrar o conectivo porém sem a vírgula após! Então se deve colocar a vírgula.

No primeiro parágrafo temos o argumento presente, onde você desenvolveu a sociedade do fóbica. Mas no segundo parágrafo não há um argumento legítimo usado.
Então coloque um segundo argumento na introdução, e desenvolva ele no segundo parágrafo, porque o primeiro argumento que você colocou na introdução você já desenvolveu no primeiro parágrafo.

Então, no segundo parágrafo do desenvolvimento, não temos a EXPOSIÇÃO DO ARGUMENTO , mas temos a COMPROVAÇÃO , onde você citou a blogueira como referência, e a PROBLEMATIZAÇÃO, então parabéns.

CONCLUSÃO

Na conclusão, temos Governo escrito com letra minúscula e ministério da educação e da saúde, também de letra minúscula.

Também no início da conclusão não há a vírgula após o conectivo em virtude.

E logo no primeiro período da conclusão há o FECHAMENTO DE IDEIA então corretíssimo!!!

E nois temos a proposta de intervenção!!! 👏👏

1-Na proposta de intervenção temos o AGENTE que é o Governo junto com o Ministério da Saúde e Educação.

2- Temos AÇÃO que é a fiscalização e a criação de campanhas.

3- Mas não tem o MEIO/MODO, (qual vai ser o recurso utilizado pelo governo e ministério da saúde e educação para praticar ação, ou seja, a campanha e fiscalização.)

4- Há um DETALHAMENTO, ou seja, você vai explicar melhor a ação que uma delas foi a campanha, aonde você explica sobre o que vai ser a campanha, (sobre conscientização a gordofobia. )

5- Mas não há a FINALIDADE, ou seja, qual é o objetivo da ação.

E nós temos a FINALIZAÇÃO DO TEXTO que é totalmente opcional mas que acrescenta e muito.

Então, sua redação foi muito boa coloque em casa fica o que eu te disse e parabéns!!!! 👏👏👏👏
Avatar do usuário
Por lineflor4
Quantidade de postagens
#70513
@AnaBelatriz adorei todos seus detalhamentos muito obrigado eu realmente peco muito na pontuação acentuação entre outras coisa irei estudar mais e juntar todas suas dicas para melhorar.

muito grata pela sua correção!
tenha uma boa noite ☺️
Avatar do usuário
Por AnaBelatriz
Quantidade de postagens
#70520
lineflor4 escreveu:@AnaBelatriz adorei todos seus detalhamentos muito obrigado eu realmente peco muito na pontuação acentuação entre outras coisa irei estudar mais e juntar todas suas dicas para melhorar.

muito grata pela sua correção!
tenha uma boa noite ☺️
por nada, boa noite pra você também!!! ❤️❤️❤️❤️
Avatar do usuário
Por Gi69
Quantidade de postagens
#71160
Antes de tudo, peço perdão pela demora kkkkk, estava muito atarefada...@lineflor4.
Espero que esteja bem!💖

👉🏽LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO.

✅CORRETO

❌ERRO/FALTA

📝ERRO DE PORTUGUÊS ( AINDA NÃO SOU MUITO BOA NESSA PARTE )

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅CONTEXTUALIZAÇÃO/TESE O “corpo perfeito” que a sociedade tanto impõe é muito diferente do corpo real, 📝[.]o Instagram, famosa rede social da atualidade[CUIDADO COM EXPRESSÕES COMO "ATUALIDADE" , "ATUALMENTE" E "ANTIGAMENTE"], vem sendo😉 [DICA: EVITE O "VEM" NA REDAÇÃO. POR QUÊ? PORQUE O VERBO DEPOIS DELE APARECE NO GERÚNDIO, ALÉM DE FICAR UM POUCO INFORMAL. É APENAS UMA DICA, NÃO CONSIDERO UM ERRO]uma espécie de mundo alternativo onde “pessoas perfeitas” vivem em um “mundo perfeito”📝[,] como as famosas blogueiras, expondo😉[MAIS UM VERBO NO GERÚNDIO, ISSO NÃO É BOM] seus corpos, receitas e medicamentos para “entrar em forma”, se tornam gatilhos, para pessoas que estão com quilos a mais ou a menos😉[EU AMEI SUA ABERTURA, SÉRIO, RS. ACHO QUE VOCÊ NÃO DEVERIA TER COLOCADO "QUILOS A MENOS", POIS O TEXTO É SOBRE GORDOFOBIA.]. [COLOQUE UM CONECTIVO] ✅ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO Fragilizadas pela sociedade gordofobica❌, ❌[AQUI NÃO TEM VÍRGULA]por não se encaixarem no que a sociedade julga como “padrão”, 📝[ NÃO GOSTO DE OMITIR O SUJEITO, POIS JÁ PERDI NOTA POR ISSO. COLOQUE UM PRONOME COMO "ELAS" OU "ESSAS PESSOAS"] tem📝têm a tendência de se cobrarem cada vez mais, prejudicando 📝[,] assim📝[,] sua saúde mental.

A CORREÇÃO POLUIU A INTRODUÇÃO KKKK, ENTÃO DEIXO A MINHA SUGESTÃO ABAIXO. PODE TER ERROS, POIS AINDA ESTOU APRENDENDO.👇🏽👇🏽👇🏽

O “corpo perfeito” que a sociedade impõe é inatingível. ✅[Tese]✅[CONTEXTUALIZAÇÃO] Nesse sentido, o Instagram, famosa rede social contemporânea, é uma espécie de mundo alternativo onde “pessoas perfeitas” vivem em um “mundo perfeito” . As famosas blogueiras, por exemplo, expõem seus corpos magros, receitas e medicamentos para “entrar em forma”, o que são gatilhos para pessoas gordas, visto que elas não se encaixam no padrão corporal imposto socialmente. ✅ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO Com efeito, essas pessoas fragilizadas pela sociedade gordofóbica têm a tendência de se cobrarem cada vez mais, o que prejudica suas saúdes mentais.

🧐SÉRIO, EU AMEI SUA CONTEXTUALIZAÇÃO. VOCÊ NÃO COMEÇOU COM UM REPERTÓRIO, MAS FICOU MUITO BOM.

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
❌TÓPICO FRASAL ❌CONECTIVO
Hannah Arendent grande socióloga diz que quando uma atitude agressiva ocorre diariamente, ela deixa de ser vista como errada. Seguindo sua linha de raciocínio📝, é perceptível que encaixa perfeitamente ❌com a ❌[na questão da]gordofobia no país, tendo em vista que❌ a❌ [há]uma falta de fiscalização de suas medidas preventivas, abrindo📝[,] assim📝[,] um caminho para [o preconceito ?]crescer com facilidade[O QUE CRESCE COM FACILIDADE? NÃO OMITA], pois com o uso de perfis falsos, pessoas em anonimato fazem discursos de ódio em publicações de pessoas ❌gordas e❌ obesas, 😉[GORDOS E OBESOS DÁ NA MESMA ]❌saindo❌[as quais saem] impune, desmoralizado e infligindo😉 [ainda que infrinjam] a constituição federal de 1988 [, a qual] no ❌seu ❌artigo 6 ❌❌onde❌ diz respeito aos direitos humanos, 📝[.] [Logo]❌tornando-se assim ❌ [essa conjuntura é ]inadmissível.

🧐NÃO ENTENDI O QUE O ARTIGO 6° TEM A VER COM A GORDOFOBIA. ACONSELHO USAR OUTRO ARTIGO. PS: NÃO PRECISA COLOCAR QUAL ARTIGO É, APENAS DIGA QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO DA CONSTITUIÇÃO. ACONSELHO ESTUDAR O QUE É PERÍODO E PERÍODO NA REDAÇÃO.
FALTOU O TÓPICO FRASAL E ALGUNS CONECTIVOS.
VOCÊ TEM QUE CUMPRIR COM O QUE DISSE NA INTRO: "tendência de se cobrarem cada vez mais, o que prejudica suas saúdes mentais" VOCÊ PRECISA FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL NO D.2. NO ÚLTIMO PERÍODO DA INTRODUÇÃO VOCÊ TEM QUE COLOCAR UM "SPOILER" DO QUE VAI SER DITO NOS PRÓXIMOS PARÁGRAFOS (D.1 E D.2)

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾

[FALTOU UM CONECTIVO]Mesmo sem ser intencional, algumas blogueiras ajudam esse preconceito a crescer(,) pois a divulgação de remédio e receitas malucas como “chá seca barriga” são expostos diariamente, criando📝 [,]assim, uma obsessão[EU COLOCARIA PRESSIONANDO SEUS SEGUIDORES A PERDEREM PESO] de seus seguidores a perder peso. [, o que prejudica] ❌Prejudicando❌ a saúde física e mental. Porém 😉[PORÉM É RUIM PARA INICIAR UM PERÍODO][FELIZMENTE,]recentemente📝[,] surgiram as blogueiras😉 [QUE] quebra[quebram] tabus, em minoria[que apesar de serem minoria] 📝 [,]mas ajudando😉 [estão ajudando] os jovens a se aceitarem📝[,além de mostrarem]❌ e mostrando❌ que todos tem📝[têm] os mesmos direitos independente do ❌seu❌ corpo, como a blogueira Dora Figueiredo, que se destaca [,]pois busca quebrar esse paradigma de corpo perfeito[,] servido de apoio 📝[em que] ❌onde❌ todos podem se espelhar. [Dessa forma, Dora e alguns influenciadores digitais ressaltam] ❌Mostrando assim❌ o importante papel da mídia😉 [QUE É DESCONSTRUIR PRECONCEITOS, TAL COMO A GORDOFOBIA]

🧐CUIDADO VOCÊ USA MUITOS "ASSIM" E ISSO É RUIM, POIS É REPETIÇÃO DE VOCABULÁRIO. CUIDADO COM PERÍODOS LONGOS E SEM CONECTIVOS. ESTUDE A PALAVRINHA "ONDE".


Dica: leia o parágrafo pulando as partes coloridas e verá a correção.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO✍🏾✍🏾
Em virtude dos fatos mencionados é de grande relevância que ✅AGENTES o governo em parceria com a mídia[AS EMPRESAS DE REDES SOCIAIS É MELHOR]❌ tomem uma iniciativa de ❌garantir[garantam] que haja fiscalização em massa nas rede sociais, ❌e criação de❌ [CRIEM] campanhas❌ sobre ❌[de]conscientização [sobre]a gordofobia [.][ALÉM DISSO,]❌e que ❌o ministério da educação e o da saúde andem de mãos dadas[FICOU MEIO INFORMAL], oferecendo com devida qualidade apoio psicológico nas escolas. Habermas já dizia “incluir não é apenas trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto[SOMENTE assim[,] [SERÁ EXUTADA] executando de forma exemplar a constituição federal de 1988.

🧐FALTOU O MEIO, O DETALHAMENTE E O FITO.

MEIO: COMO VAI SER FEITO?
DETALHAMENTO:DETALHE ALGO COMO O AGENTE. PARA ISSO PERGUNTE-SE PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL.

💖VOCÊ ESTÁ MELHORANDO. PERSISTA!

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

oi gente, bom dia esperam que estejam bem quando t[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM