Avatar do usuário
Por anasilva1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#58406
A Segunda Geração do Romantismo brasileiro possuía como base o pessimismo, materializando-se na vida alcoólatra dos escritores, que buscavam a fuga da realidade em que viviam. Nesse sentido, embora a ingestão de bebidas com teor alcoólico seja liberada a partir dos dezoito anos de idade no Brasil, o consumo de álcool inicia-se muito antes, sendo um problema que deve ser contido.
Em primeira análise, o abuso de bebidas alcoólicas degenera o dependente de forma primordial. Assim como no Romantismo, o consumo de álcool como válvula de escape para condições desagradáveis potencializa o surgimento de transtornos psicológicos, pois o usuário necessita da bebida para sentir-se confortável, perdendo progressivamente a capacidade de pensar de forma crítica. Nesse cenário, a cantora Amy Winehouse, falecida em 2011 após uma overdose alcoólica, foi exposta por tabloides sob efeito de seu vício pelo álcool e sem discernir suas ações, sendo motivo de chacota, uma vez que, o alcoolismo muitas vezes não é visto como uma doença por desconhecimento de grande parte da população.
Ademais, essa problemática apresenta um grande impacto na vida coletiva. Para os pensadores da escola de Frankfurt, o excesso de propagandas que promovem o consumo de bebidas alcoólicas faz parte de um mecanismo da indústria cultural, pois introduz o álcool de forma acessível a todos, buscando exclusivamente o lucro. Desse modo, por mais que outras pessoas não bebam, elas estão inseridas de forma vulnerável num cotidiano com ampla disponibilidade de bebidas e podem sofrer danos causados por indivíduos que fazem o mau uso dessas substâncias, como acidentes automobilísticos causados por embriaguez ou aumento da violência devido à falta de sobriedade.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para conter os riscos do alcoolismo no Brasil. Cabe ao Ministério da Saúde a realização de campanhas que informem os efeitos negativos do abuso de álcool, por meio de palestras e com a presença de especialistas, além da criação de centros que possam acolher os dependentes, com o intuito de alertar a população acerca dos danos intrínsecos ao consumo excessivo de álcool. Desse modo, será possível garantir a segurança e harmonia coletivas na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
183 Exibições
por analuisaqf
0 Respostas 
71 Exibições
por Anaju2274
0 Respostas 
198 Exibições
por feramed
O consumo do álcool entre os jovens brasileiros
por Sahvi    - In: Outros temas
0 Respostas 
174 Exibições
por Sahvi
0 Respostas 
115 Exibições
por Brenolaz
0 Respostas 
130 Exibições
por 1926Ana
1 Respostas 
150 Exibições
por chefinho
0 Respostas 
80 Exibições
por kaio1951
0 Respostas 
65 Exibições
por kaio1951
0 Respostas 
54 Exibições
por nast

Em "Utopia", obra liter&aacut[…]

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM