Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#60746
Na primeira metade do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial a inserção da mulher no mercado de trabalho e/ou avanço da medicina foi um fator que colaborou para a queda da taxa de natalidade, em paralelo, no Governo de Getúlio Vargas houve um aumento considerável na qualidade de vida das classes trabalhistas, consequentemente, um aumento na expectativa de vida.Na contemporaneidade,o envelhecimento da população torna-se alarmante, visto que, não existe amparo adequado para essa parcela da sociedade.

Em primeiro lugar, é válido reconhecer que esse panorama supracitado do cenário brasileiro torna-se alarmante ,dado que,desde 1940 a expectativa de vida cresceu em 31,1%, ou seja, o crescimento econômico é diretamente proporcional à expectativa de vida.Nessa perspectiva, deve-se levar em consideração que a nação brasileira está envelhecendo, estipula-se que até 2050, o número de idosos ultrapasse as taxa de natalidade.Nesse sentido, percebe-se a importância de uma reestruturação no sistema de saúde pública, com a finalidade de acolher melhor essa população que tende a aumentar ao decorrer dos anos.

Outrossim, no livro “Perdas e ganhos”, da Lya Luft, a velhice é citada como um retrocesso e/ou símbolo de perda total da vitalidade, nesse viés ,infere-se o pensamento retrógrado que muitos indivíduos ainda semeiam em senso comum, capaz de excluir os indivíduos mais velhos do restante da nação brasileira, havendo então, não somente um descuido para com a qualidade de vida desse grupo, como também uma exclusão social. Em continuidade, com o crescimento do PEI(população economicamente inativa) e a redução do PEA(população economicamente ativa), a previdência social não terá contribuintes e/ou fundos suficiente para arcar com todas as despesas dos aposentados, fazendo com que haja uma insegurança financeira e o desprovimento de um envelhecimento saudável.

Portanto, cabe ao Ministério da Economia em parceria com a Previdência Social,(Órgãos responsáveis pelo INSS),desenvolver uma reestruturação no sistema salarial dos aposentados, com o objetivo de assegurar a todos os anciãos uma remuneração eficiente para proporcionar o bem estar e um estilo de vida sadio.Destarte, é de extrema importância o estado garantir hospitais-saúde pública-qualificados para o recebimento de pacientes com idades avançadas, visto que ,cerca de 75% dos idosos dependem exclusivamente do SUS.Não obstante, o Meio Midiático junto com o Ministério da Comunicação, deve promover palestras e comerciais no intuito de divulgar a necessidade da boa alimentação e exercícios físicos como fatores fundamentais para proporcionar e garantir uma vida saudável para os idosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#60785
@camilemra, boa-noite! irei corrigir sua redação, ok?!

Na primeira metade do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, a inserção da mulher no mercado de trabalho e/ou avanço da medicina foi um fator que colaborou para a queda da taxa de natalidade, em paralelo, no Governo de Getúlio Vargas houve um aumento considerável na qualidade de vida das classes trabalhistas, consequentemente, um aumento na expectativa de vida (Aqui eu compreendi que você quis traçar um paralelo entre os avanços ocorridos na Segunda Guerra como propulsor da melhoria das condições de vida, aliado à queda na natalidade e que isso reverberou em vários países, como o Brasil sob o governo de Getúlio Vargas, porém seria bom você deixar isso mais claro, pois fica confuso quando você inicia citando sobre a queda da natalidade e logo em seguida citar as melhorias ocorridas no Brasil). Na contemporaneidade, o envelhecimento da população torna-se alarmante, visto que, não existe amparo adequado para essa parcela da sociedade. (Aqui você precisar evidenciar a tese, tornar claros os fatores que fomentam a problemática que rodeia o envelhecimento no país)

Em primeiro lugar, é válido reconhecer que esse panorama supracitado do cenário brasileiro torna-se alarmante, dado que desde 1940 a expectativa de vida cresceu em 31,1%, ou seja, o crescimento econômico é diretamente proporcional à expectativa de vida. Nessa perspectiva, deve-se levar em consideração que a nação brasileira está envelhecendo, estipula-se que até 2050, o número de idosos ultrapasse as taxa de natalidade. Nesse sentido, percebe-se a importância de uma reestruturação no sistema de saúde pública, com a finalidade de acolher melhor essa população que tende a aumentar ao decorrer dos anos. (Aqui ficou um parágrafo puramente expositivo, sem argumentação desenvolvida e sem conclusão evidenciando a relação entre os dados que você utilizou e o cenário que se desenlaça atualmente)

Outrossim, no livro “Perdas e ganhos”, da Lya Luft, a velhice é citada como um retrocesso e/ou símbolo de perda total da vitalidade, nesse viés, infere-se o pensamento retrógrado que muitos indivíduos ainda semeiam em senso comum, capaz de excluir os indivíduos mais velhos do restante da nação brasileira, havendo então, não somente um descuido para com a qualidade de vida desse grupo, como também uma exclusão social. Em continuidade, com o crescimento do PEI(população economicamente inativa) e a redução do PEA(população economicamente ativa), a previdência social não terá contribuintes e/ou fundos suficiente para arcar com todas as despesas dos aposentados, fazendo com que haja uma insegurança financeira e o desprovimento de um envelhecimento saudável. (Aqui você delineia uma relação entre o que você expôs e o que você argumenta, mas não há correlação. A exclusão dos idosos e a atenção que precisa ser dada à previdência não interagem diferente. Tente seguir apenas uma linha de raciocínio para discutir)

Portanto, cabe ao Ministério da Economia, em parceria com a Previdência Social,(Órgãos responsáveis pelo INSS),desenvolver uma reestruturação no sistema salarial dos aposentados, (evidencie a forma como essa ação deverá ser feita) com o objetivo de assegurar a todos os anciãos uma remuneração eficiente para proporcionar o bem estar e um estilo de vida sadio. Destarte (esse conector é considerado obsoleto pelos corretores do exame), é de extrema importância o Estado garantir hospitais-saúde pública- (desnecessário) qualificados para o recebimento de pacientes com idades avançadas, visto que, cerca de 75% dos idosos dependem exclusivamente do SUS. Não obstante, o Meio Midiático junto com o Ministério da Comunicação, deve promover palestras e comerciais no intuito de divulgar a necessidade da boa alimentação e exercícios físicos como fatores fundamentais para proporcionar e garantir uma vida saudável para os idosos. (Você põe 3 agentes interventores, mas não consegue detalhar nenhum dos três. O mais ideal é pôr 2 e detalhar melhor. Além disso, faça uma retomada, no final do último parágrafo, com aquilo que você expôs na introdução.)

COMENTÁRIO:Mostra domínio do tema, entretanto, não aprofunda a discussão se tornando superficial e uma produção puramente expositiva. LEMBRE-SE! Apenas inserir dados não garante uma boa visibilidade ao texto se você não souber extrair delas a melhor discussão possível.
Saúde mental na pandemia

A saúde mental já era uma quest&atil[…]

Naathy , olá, bom-dia! posso sim corrigir […]

@3m1ly boa tarde, poderia me ajudar fazendo a cor[…]

A violência contra a mulher é todo at[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM