Em primeiro plano, percebe-se como a concepção desenvolvimentista consolida os impasses do problema. Isso acontece, porque a sociedade brasileira reproduz um ideal de produtividade, visando uma lógica capitalista, o que torna direitos essenciais e inalienável em mercadoria. Dessa forma, observa-se que os direitos relacionados à educação está distorcido do aceitável, uma vez que o acesso ao ensino superior no Brasil é marginalizado, pois é deslegitimado pelo sistema socioeconômico vigente. Nesse sentido, esse raciocínio pode ser confirmado pelo ensaio "Sociedade do Desempenho", do sociólogo sul-coreano Byung-Chul Han, o qual expõe o condicionamento do reconhecimento social apenas para grupos privilegiados, o que não é o caso do tema citado, pois afeta principalmente a parcela da população que enfrentam desigualdades socioeconômicas e falta de recursos educacionais adequados, os quais são excluídos em direitos e não movimentam a máquina capitalista. Diante disso, essa situação evidencia o modelo capitalismo opressor.
Além disso, é essencial abordar a lógica governamental como propulsora da problemática. Isso é evidente, porque, como já estudado pelo pai da economia, o escocês Adam Smith, uma "sociedade civilizada, necessita da cooperação e de assistência", isto é, a omissão do governo gerada pela falta de ação, comprometimento e responsabilidade, principalmente no que tange o acesso ao ensino superior no Brasil. Sendo assim, esses retrocessos políticos geram diversas consequências, como a perpetuação das desigualdades sociais e econômicas, a diminuição das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, além do impacto negativo no desenvolvimento do país como um todo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2019, apenas cerca de 18% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam matriculados em cursos de graduação no Brasil. Nessa perspectiva, percebe-se o quanto a invisibilidade de temáticas como essa é proposital e isso fortalece situações de desigualdade e injustiça social.
Portanto, é necessário desenvolver meios de intervenção corretiva no cenário. Logo, concerne ao governo federal, instância máxima de poder democrático, implantar políticas educacionais
por intermédio de medidas governamentais, como ampliar o acesso a programas de bolsas e financiamento estudantil, para a assegurar a educação básica e melhorar a qualidade do ensino, cessando a dificuldade de acesso ao ensino superior em nome do capitalismo exacerbado, como aponta Fernandes em sua observação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.