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Por arianemaia
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Florestan Fernandes, sociólogo brasileiro, observa que as estruturas de dominação social do período colonial são preservadas no processo de modernização capitalista no Brasil, causando diversos percalços nas relações humanas. Assim, quando se observa as garantias de acesso ao ensino superior no Brasil, percebe-se que as estruturas formadas devem ser extinguidas. Em vista do que foi apresentado, dois problemas aparecem como marcadores principais: seja pela inação das esferas governamentais, seja pela falta de representatividade na mídia.
Em primeiro plano, percebe-se como a concepção desenvolvimentista consolida os impasses do problema. Isso acontece, porque a sociedade brasileira reproduz um ideal de produtividade, visando uma lógica capitalista, o que torna direitos essenciais e inalienável em mercadoria. Dessa forma, observa-se que os direitos relacionados à educação está distorcido do aceitável, uma vez que o acesso ao ensino superior no Brasil é marginalizado, pois é deslegitimado pelo sistema socioeconômico vigente. Nesse sentido, esse raciocínio pode ser confirmado pelo ensaio "Sociedade do Desempenho", do sociólogo sul-coreano Byung-Chul Han, o qual expõe o condicionamento do reconhecimento social apenas para grupos privilegiados, o que não é o caso do tema citado, pois afeta principalmente a parcela da população que enfrentam desigualdades socioeconômicas e falta de recursos educacionais adequados, os quais são excluídos em direitos e não movimentam a máquina capitalista. Diante disso, essa situação evidencia o modelo capitalismo opressor.
Além disso, é essencial abordar a lógica governamental como propulsora da problemática. Isso é evidente, porque, como já estudado pelo pai da economia, o escocês Adam Smith, uma "sociedade civilizada, necessita da cooperação e de assistência", isto é, a omissão do governo gerada pela falta de ação, comprometimento e responsabilidade, principalmente no que tange o acesso ao ensino superior no Brasil. Sendo assim, esses retrocessos políticos geram diversas consequências, como a perpetuação das desigualdades sociais e econômicas, a diminuição das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, além do impacto negativo no desenvolvimento do país como um todo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2019, apenas cerca de 18% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam matriculados em cursos de graduação no Brasil. Nessa perspectiva, percebe-se o quanto a invisibilidade de temáticas como essa é proposital e isso fortalece situações de desigualdade e injustiça social.
Portanto, é necessário desenvolver meios de intervenção corretiva no cenário. Logo, concerne ao governo federal, instância máxima de poder democrático, implantar políticas educacionais
por intermédio de medidas governamentais, como ampliar o acesso a programas de bolsas e financiamento estudantil, para a assegurar a educação básica e melhorar a qualidade do ensino, cessando a dificuldade de acesso ao ensino superior em nome do capitalismo exacerbado, como aponta Fernandes em sua observação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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