Avatar do usuário
Por piett
Quantidade de postagens
#124553
De acordo com o filósofo inglês John Locke, é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. Sendo assim, mostra-se relevante pensar na crescente miséria e fome no Brasil, tendo em vista o descaso governamental, que vai contra os pensamentos de Locke, já que, a inércia estatal contribui para a desigualdade social e o aumento dessas condições no Brasil. Além disso, é importante salientar o capitalismo como sendo o principal causador desses problemas, e isso configura as problemáticas desse pernicioso cenário.
Sob esse viés, vale ressaltar a desigualdade social salientada pela negligência estatal como um fator que atenua o empecilho. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, algumas instituições sociais perderam sua função social, mas conservaram sua forma, configurando-se, assim, como "instituições zumbis". Essas desamparam a população mais vulnerável nas margens da sociedade sem nenhuma ajuda, contribuindo para o aumento da pobreza e da fome no Brasil.
Outrossim, percebe-se que essa desarmonia social, alimentada pelo capitalismo utópico, fomenta a permanência do entrave na sociedade. A exemplo disso, vale destacar a ideologia de Karl Marx, especificamente sobre disputa entre classes sociais, que seriam inimigas por natureza. Deste modo, a burguesia e a nobreza sempre se antagonizaram em luta, sobretudo quando o assunto é a desigualdade social causada pelo capitalismo, pode-se perceber o aumento da crise da miséria e da pobreza no Brasil. Isso porque, lamentavelmente, o indivíduo não questiona a realidade na qual está inserido, tendendo à alienação perante a exploração da burguesia diante do povo brasileiro, o que perpetua o cenário.
Portanto, é essencial que o governo mitigue os desafios supracitados. Para isso, o Ministério da Cidadania, órgão responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção dos Direitos Humanos no Brasil, entre em ação, por meio do aumento de políticas públicas, aumentando o capital investido na distribuição de cestas básicas e no aumento da bolsa família. Ademais, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome precisa fiscalizar as atividades econômicas danosas às sociedades vulneráveis, visando à valorização de tais pessoas, mediante canais que visam denunciar tais atos
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
378 Exibições
por fabyy
A erradicação da miséria existente no Brasil
por Suelenm    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por Suelenm
Miséria
por M05pm    - In: Outros temas
0 Respostas 
53 Exibições
por M05pm
0 Respostas 
182 Exibições
por Lindayasmin
0 Respostas 
157 Exibições
por Luisa255
2 Respostas 
213 Exibições
por Luiza99
Fuga de cérebros no Brasil
por Luana005    - In: Outros temas
0 Respostas 
106 Exibições
por Luana005
5 Respostas 
272 Exibições
por Fernando202
0 Respostas 
48 Exibições
por pamsales2005
2 Respostas 
91 Exibições
por Vitruvio

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

o cotidiano do povo brasileiro, tem-se notado car&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM