Avatar do usuário
Por fabyy
Quantidade de postagens
#121453
A Constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia- cujo conteúdo é assegurar a todos a garantia do direito à alimentação. Entretanto, percebe-se que há um impasse no que diz respeito a preservação desses direitos, uma vez que a existência da miséria e da fome é realidade no Brasil. Nesse viés, pressupõe que se combata não só a invisibilidade social, mas também a omissão estatal.
Sob essa óptica, nota-se a invisibilidade social como um entrave diante da fuga à miséria e da fome nos solos brasileiros. Nesse sentido, Simone de Beauvoir- expoente filósofa francesa- disserta sobre o apagamento crônico e a invisibilidade das minorias no cotidiano. Dessa maneira, o termo não ser visualizado leva a população brasileira a não garantir uma estrutura básica, com relação a fugir, pois essa parcela que sofre com esse imbróglio vivencia a situação da miséria, uma vez que tentam fugir e não conseguem por não possuir documentações básicas- cpf, certidão de nascimento e rg-. A título de exemplificação, dados do 2ª Inquérito Nacional, em 2021 cerca de 76,2% da sociedade brasileira atualmente passa fome. Sendo assim, apesar de o Brasil ser um país desenvolvido, falta políticas públicas para que não haja um apagamento crônico das minorias.
Outrossim, é notório a omissão estatal como um entrave perante a essa problemática na nação verde-amarela. Nessa conjectura, Norberto Bobbio- expoente filósofo político- entendia que as autoridades devem não apenas ofertar os benefícios da lei, mas também garantir que a população usufrua deles na prática. Dessa forma, a ideologia que Bobbio assegura, não é realidade no Brasil, visto que atualmente, o território brasileiro possui protagonistas que perpetuam a escassez alimentar e a pobreza no nível extremo no país. Assim, apesar das leis assegurarem os habitantes, o Brasil ainda está no ranking entre os países que mais há fome e miséria.
Portanto, um intervenção faz-se necessária para a diminuição da fuga da miséria e da fome no Brasil. Desse modo, cabe ao Ministério Público- responsável em garantir que a população tenha mais acessibilidade a tudo que é seu por direito- fazer campanhas através da doação de alimentos para as instituições e pessoas em situação de rua a fim de que os cidadãos não necessitem mais presenciar situações parecidas. Pretende-se que por meio dessas ações os cidadãos se sensibilizem e ajudem com cestas básicas e ajudas monetárias. Somente assim, a fuga da miséria e da fome no Brasil irá se adequar a norma de maior hierarquia: a Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A fuga da miséria e da fome no Brasil
por piett    - In: Outros temas
0 Respostas 
68 Exibições
por piett
A erradicação da miséria existente no Brasil
por Suelenm    - In: Outros temas
0 Respostas 
85 Exibições
por Suelenm
Geração pobreza e miseria
por Monique44    - In: Outros temas
1 Respostas 
45 Exibições
por Monique44
5 Respostas 
397 Exibições
por Fernando202
0 Respostas 
101 Exibições
por pamsales2005
2 Respostas 
155 Exibições
por Vitruvio
1 Respostas 
133 Exibições
por Thalya17
Fuga de cérebros no Brasil
por Up90    - In: Outros temas
0 Respostas 
48 Exibições
por Up90
0 Respostas 
70 Exibições
por Kiviaseml
0 Respostas 
97 Exibições
por Leticia07

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Primeiramente de ser evidenciado ,que vivemos o in[…]

Alguém pode corrigir por favor? Lauany25 […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM