Por Carol2611
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#40314
A ética compreende os valores morais encontrados em uma sociedade, de acordo com suas crenças e seus valores culturais. Ela é de extrema e fundamental importância para a sociedade não entrar em colapso. Contudo, os escândalos de corrupção e o fato de as pessoas cultivarem atos antiéticos são empecilhos para que ela seja efetivada em uma nação.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o 4° país mais corrupto do mundo e isso é comprovado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal que investiga vários casos de corrupção. Todavia, apesar desta operação ser considerada governamental, as pessoas são corruptas e tem comportamentos antiéticos no dia a dia. Logo, conforme diz o Marquês de Maricá: "Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto."
Ademais, pessoas acreditam que, por exemplo, roubar um doce em uma lojinha, subornar um guarda de trânsito para não receber uma multa, entre outros, não seja um ato antiético. Logo, segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais, 35% de seus entrevistados sonegam impostos porque o valor cobrado é alto. Esse fluxo que influi sobre a questão dos caminhos para uma sociedade mais ética funciona como um forte empecilho para sua resolução.
Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, os agentes competentes, por meio de investigações e palestras, devem continuar seus trabalhos, para a formação de uma sociedade mais ética. Dessa forma, o fito de tal ação é um país mais justo, honesto e melhor para se viver. Somente assim, esse problema, será gradativamente erradicado, pois conforme Gabriel O Pensador: "Na mudança do presente a gente molda o futuro."
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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