De forma primordial, é notório que a falta de alimentação de crianças e adolescentes no Brasil é um problema sério, que afeta a saúde e a capacidade de aprendizado que é causado por diversos fatores, como a ausência de políticas públicas eficientes e a incapacidade do governo em atender essas pessoas vulneráveis. Dessa forma, em concordância com o sociólogo Pierre Bourdieu, a subnutrição é um problema social e econômico, e o fruto da fome não é só a falta de alimentos, mas também do acesso a outros direitos básicos, como saúde, educação e moradia. Por conseguinte, para reverter tal conjuntura aos afetados pelo descaso do estado, Os governantes devem repensar o seu papel social e começar a ajudar as famílias mais carentes, para que todos possam ter uma vida melhor. Com isso, é indispensável ter um poder Estatal mais eficiente e atuante.
De acordo com a citação “A terra provê o suficiente para as necessidades de cada um, mas não para a ganância dos homens." (Gandhi). A busca desenfreada por riquezas impossibilita a distribuição igualitária de terras no Brasil. Consequentemente, apesar da promessa de geração de empregos e receitas tributárias, a falta de investimento na agricultura familiar mostra que as políticas não consideram os aspectos econômicos, sociais e ambientais deste modelo, garantindo apenas lucros rápidos e de curto prazo, em resumo, a fome no Brasil ainda é um problema que exige atenção e ação imediata.
Portanto, O ministério da cidadania, órgão responsável pelas políticas de assistência social, deve criar programas de RBU e Bolsa Família, que sejam monitorados constantemente por meio de auditórias, garantindo que o dinheiro alocado a este fim seja bem aplicado. Assim, as pessoas poderiam usufruir, de forma plena, de uma boa alimentação e condição de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.