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Por Silverio
#39189
Na série Modern Family, é possível vermos ao longo de onze temporadas a dinâmica de uma família contemporânea e suas várias mutações. Mas afinal, será que realmente há mudanças entre as família de antigamente e as de agora?
Pode se dizer que, cinqüenta anos atrás a vida era outra, pois, não existia toda essa facilidade da internet. Hoje em dia, se queremos assistir a um documentário, saber de uma notícia ou até mesmo os antecedentes de alguém é muito simples, porém, toda essa simplicidade pode vir a ser um defeito.
Quando não existia internet, as pessoas eram "obrigadas" a se comunicar, porquê, para descobrir qualquer coisa, só perguntando aos mais velhos, e, se nem assim descobrissem, teriam que buscar uma bibliotece e tirar suas dúvidas nos livros. Já hoje em dia, é digitando que se obtém respostas. Não existe o diálogo. Não "existe tirar dúvidas com os mais velhos". Cada um pesquina no seu celular, é você no seu próprio mundo, isolado.
Visando a melhora deste problema as famílias podem adotar uma política de uma hora de interação sem tecnologia, para que se reconectem. Durante esse período pôr os eletrônicos de lado e fazer atividades em familia, como um jogo, uma receita, uma organização, e etc.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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