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Por Jocklevirol
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Previsto no artigo 133 do Código Penal, o abandono de incapaz é um crime cuja pena varia de 6 meses a 3 anos de prisão, sendo caracterizado pelo abandono de uma pessoa, sobre seu cuidado, guarda ou vigilância, sem que a mesma possua capacidades de defender-se dos possíveis riscos proveniente do abandono. A definição de incapaz pode englobar idosos, crianças e deficientes físicos ou psíquicos.
Contudo, tal crime possui uma baixíssima visibilidade se comparado à sua corriqueira ocorrência. A própria frequência, quando somada a baixa letalidade associada ao delito, ocasiona na descencibilização da sociedade frente a demais ocorrências de maior brutalidade divulgadas pelos meios de comunicação.
Em entrevista ao NETV 1ª edição, a delegada Kelly Cristina Luna, da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA), diz que os casos mais frequentes são de pais que deixam os filhos em casa, a sós, e saem para se divertir durante a noite, retornando apenas no outro dia. Tais casos podem resultar, se o juiz entender a incapacidade dos pais de se responsabilizar pelos filhos, na perda da guarda da criança.
Para que ações contra o abandono de incapaz sejam efetivamente tomadas, é primordial alertar a população sobre seus possíveis riscos, bem como incentivar a realização de denúncias para que sejam tomadas as providências necessárias. Nestes casos, a denúncia constitui uma das únicas formas de se descobrir o crime, para que ele seja combatido e punido assim como é necessário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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