• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Karol17
Quantidade de postagens
#71710
No Filme "Wall-E" acompanhamos o robô Wall-E trabalhando incansavelmente para limpar todos os resíduos deixados na terra pelos humanos, que diante da situação precária do planeta, tiveram que abandoná-lo e morar numa nave espacial. Para começar, a ficção mencionada anteriormente traz a realidade um velho problema vivido por muitos brasileiros: a falta de saneamento básico. No entanto, essa situação ressalta um contexto de desigualdade que tem haver com a coleta e tratamento de lixo, assim como o acesso a água potável.

  Tendo em vista esses aspectos, em primeiro plano podemos citar a desigualdade de coletas de lixos que não é incomum encontrarmos precariedades nas regiões periféricas, com pouco ou nenhum acesso a coletas de lixos. Consequentemente, a falta de saneamento básico aumenta o risco de contágio a inúmeras doenças, entre elas a hepatite e a diarreia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 88% das mortes por diarreia no mundo são causadas pela falta de saneamento adequado. Aliás, a negligência por parte do poder público é o principal motivo do Brasil ainda não ter uma infraestrutura adequada de saneamento.

  Além disso, no Contexto atual observamos a falta de água tratada, os quais apresentam problemas que aumentam a mortalidade infantil, diminui a expectativa de vida e aumenta os gastos com saúde por ter contato com a água não tratada que possivelmente está contaminada. Segundo o artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos", ou seja, o Governo tem muito o que melhorar os direitos iguais, e a conscientização é só o primeiro passo para isso.

  Portanto, é viável a solução de medidas para a diminuição desse atual quadro. Para a falta de saneamento básico, urge que o Ministério da Secretaria Nacional de Saneamento, exemplifique a todas as cidades um plano municipal sobre serviços de água, esgoto, lixo e drenagem das águas, por meio de investimentos financeiros, crie fiscalizações com parceria com as Agências Reguladoras afim de melhorar a qualidade de vida da população sem o devido saneamento. O programa vai incluir também realizações de exames pelo Governo para a população com testes relacionados as doenças de água não tratada. Eventualmente, o Brasil se distanciará de um futuro citado pelo filme "Wall-E" rumo a um saneamento digno e adequado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por geoca
Quantidade de postagens
#71973
Com um pedido desse, até me sinto mal pela demora pra responder hehehe 🥺💖

Oiii, tudo bem? Sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro/falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

No Filme "Wall-E" acompanhamos o robô Wall-E trabalhando incansavelmente para limpar todos os resíduos deixados na terra pelos humanos, que diante da situação precária do planeta, tiveram que abandoná-lo e morar numa nave espacial. Para começar (aconselho que troque para: Em analogia à ficção , a ficção mencionada anteriormente traz a realidade um velho problema vivido por muitos brasileiros: a falta de saneamento básico. No entanto, essa situação ressalta um contexto de desigualdade que tem haver com a coleta e tratamento de lixo, assim como o acesso a água potável.

<< tenho um adentro sobre a questão em laranja. Eu entendi que você quis trazer que a ida dos seres humanos para uma nave, por conta da precariedade do planeta, se deu pela questão humana. Pelo lixo, poluição e entre outros... porém, não achei que seu repertório foi muito produtivo. Haja vista que, essa questão da precariedade do planeta não é muito ligada a questão de saneamento básico. Sendo que este é um Direito que deveria ser concebido pelo estado, enquanto a precariedade do planeta foi pela falta de prática do dever do cidadão para cuidar do meio em que vive.>>

DESENVOLVIMENTO 1:


Tendo em vista esses aspectos, em primeiro plano podemos citar a desigualdade de coletas (.)de lixos que não é incomum encontrarmos precariedades nas regiões periféricas, com pouco ou nenhum acesso a coletas de lixos. Consequentemente, a falta de saneamento básico (aqui, temos uma cerca incoerência. Tendo vista que você estava falando sobre a questão do lixo.aumenta o risco de contágio a inúmeras doenças, entre elas a hepatite e a diarreia. (FALTA DE CONECTIVO) De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 88% das mortes por diarreia no mundo são causadas pela falta de saneamento adequado. Aliás, a negligência por parte do poder público é o principal motivo do Brasil ainda não ter uma infraestrutura adequada de saneamento.

<< eu fiquei um pouco perdida nesse parágrafo. Já que, você apresentou que iria falar sobre a questão da falta de coleta de lixo, mas logo em seguida envolveu outras coisas, retomou o tema ( o que não é errado, desde que você deixe claro que não se perdeu. E que sabe que ainda a falta da coleta de lixo é o que está sendo desenvolvido no parágrafo. Porém, você não fez muito isso.) Logo, se atente a isso! >>

DESENVOLVIMENTO 2:

Além disso, no Contexto atual observamos a falta de água tratada, os quais apresentam problemas que aumentam a mortalidade infantil, diminui a expectativa de vida e aumenta os gastos com saúde por ter contato com a água não tratada que possivelmente está contaminada. (FALTA DE CONECTIVO)Segundo o artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos", ou seja, o Governo tem muito o que melhorar os direitos iguais, e a conscientização é só o primeiro passo para isso (FECHAMENTO)

<< Aqui, senti a falta do tópico frasal. >>

CONCLUSÃO

Portanto, é viável a solução de medidas para a diminuição desse atual quadro. Para a falta de saneamento básico, urge que o Ministério da Secretaria Nacional de Saneamento (AGENTE), exemplifique a todas as cidades um plano (MEIO) municipal sobre serviços de água, esgoto, lixo e drenagem das águas, por meio de investimentos financeiros, crie fiscalizações (AÇÃO) com parceria com as Agências Reguladoras (AGENTE)afim de melhorar a qualidade de vida da população sem o devido saneamento (DETALHAMENTO). O programa vai incluir também realizações de exames pelo Governo (AGENTE) para a população com testes relacionados as doenças de água não tratada (AÇÃO). Eventualmente, o Brasil se distanciará de um futuro citado pelo filme "Wall-E" rumo a um saneamento digno e adequado (EFEITO).

<< eu tenho minhas dificuldades com a conclusão. Mas acho que está tudo bem por aqui. >>

Prontinho! Espero ter lhe ajudado de alguma forma! Beijão <3


⚠️ATENÇÃO: não sou muito boa com as competências, então darei a pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

(Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)

Sei que a maioria não é especialista[…]

O opressor veste o assédio

No filme "O diabo veste Prada", a jovem […]

Segundo a Constituição promovida em[…]

Emily Silva muito obrigada😃! Quando disse que f[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM