Precipuamente, observa-se a inoperância do Governo no óbice vigente. Para o sociólogo Zygmunt Bauman, "Instituições Zumbis" caracterizam organizações que existem, porém perderam a sua função social. Nesse sentido, percebe-se correlação do conceito à esfera governamental, haja vista que a escassez de investimentos no que diz respeito a higiene populacional e a falta de políticas públicas para refrear a progressão do impasse, possibilitam a sua dinamização na sociedade.
Outrossim, é possível afirmar que a desigualdade social propicia o imbróglio. Em "Vidas Secas", obra do célebre autor Graciliano Ramos, o personagem "Fabiano" sofre com a falta de água e asseamento no local onde reside. Sob essa ótica, nota-se semelhança da problemática abordada no livro com a atual situação do país, uma vez que indivíduos de baixa renda não têm acesso a condições higiênicas de qualidade e possuem os seus direitos básicos refugados.
Portanto, conclui-se a necessidade de intervenção no entrave. Prefeituras Municipais devem destinar as verbas governamentais à construção de obras de abastecimento nos locais mais deficitários da cidade, além de promover o saneamento nos pontos supracitados. Assim, o episódio do século passado será coibido de se repetir futuramente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.