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#50286
Em meados do século XX, a cidade do Rio de Janeiro demonstrava carência de saneamento básico e um expressivo ácumulo de lixo nas redondezas do local. Desse modo, doenças virais se proliferaram rapidamente, a exemplo da varíola, provocando assim, a instauração de um período caótico e inóspito na região. Entretanto, a ausência de saneamento manifesta-se também no Brasil contemporâneo, ocasionada tanto pela insuficiência governamental quanto em razão da disparidade socioeconômica da população.
Precipuamente, observa-se a inoperância do Governo no óbice vigente. Para o sociólogo Zygmunt Bauman, "Instituições Zumbis" caracterizam organizações que existem, porém perderam a sua função social. Nesse sentido, percebe-se correlação do conceito à esfera governamental, haja vista que a escassez de investimentos no que diz respeito a higiene populacional e a falta de políticas públicas para refrear a progressão do impasse, possibilitam a sua dinamização na sociedade.
Outrossim, é possível afirmar que a desigualdade social propicia o imbróglio. Em "Vidas Secas", obra do célebre autor Graciliano Ramos, o personagem "Fabiano" sofre com a falta de água e asseamento no local onde reside. Sob essa ótica, nota-se semelhança da problemática abordada no livro com a atual situação do país, uma vez que indivíduos de baixa renda não têm acesso a condições higiênicas de qualidade e possuem os seus direitos básicos refugados.
Portanto, conclui-se a necessidade de intervenção no entrave. Prefeituras Municipais devem destinar as verbas governamentais à construção de obras de abastecimento nos locais mais deficitários da cidade, além de promover o saneamento nos pontos supracitados. Assim, o episódio do século passado será coibido de se repetir futuramente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#50294
Oiii eu sou nova no site e não sei bem como funciona aqui então perdão se eu fizer algo errado.

Mas enfim, eu gostei muito da sua redação, sua tese foi bem clara e seus argumentos também, projeto de texto excelente. Desvio gramatical só percebi um na palavra "ácumulo" que seria "acúmulo", mas recomendo evitar o uso de gerúndio, como apareceu no "fazendo assim" da introdução, porque dá um ar informal.
A única competência que faltou um pouco foi a 5, da proposta de intervenção. Não ficou muito claro qual era a ação e o modo, a finalidade e o desfecho se misturaram também e o detalhamento podia ser mais desenvolvido. Três linhas para a conclusão é bem pouco, procure deixar bem claro cada requisito, pra conclusão ganhar mais peso argumentativo.
Ah, no desenvolvimento acho que os argumentos da tese se misturaram um pouco com o desfecho, eu penso que é melhor fazer um período pra cada um, pra deixar bem evidente a progressão das ideias.

Acredito que seja isso... Você escreve muito muito bem, desculpa se eu me precipitar em alguma parte. :)

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muito obrigada!! É minha primeira reda&cced[…]

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