Avatar do usuário
Por ennalu
Quantidade de postagens
#91283
Na obra "A escrava" de Maria Firmina do Reis do século XIX, retrata uma mulher branca que conduz a narrativa e expressa sentimentos escravocratas e abolicionistas em meio a elite privilegiada que se diz defender a escravidão e a moral. Diante disso podemos perceber a representatividade feminina que autora Maria Firmina passou a sua personagem, ela sendo a primeira escritora romancista brasileira e da literatura Afro, e enfrentou grandes barreiras e foi ocultada ao publicar suas artes. no entanto, o que podemos observar que na realidade contemporânea se perpetua essa dificuldade. Esse cenário antagônico é fruto tanto do silenciamento, quanto do machismo patriarcal. Dessa forma é fundamental a discursão desses aspectos, afim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente é fulcral pontuar que a omissão feminina na sociedade deriva da baixa atuação das autoridades governamentais no que concerne a criação de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo Malala Yousafzai só sabemos a importância da nossa voz quando somos silenciadas, logo percebemos que é o que observamos exatamente no Brasil, visto que depois de todos esses ano as mulheres ainda enfrentam dificuldades em serem ouvidas e em terem reconhecimento que têm direito em meio a uma civilização que predomina o posicionamento masculino. Portanto, tudo isso contribui para perpetuação desse quadro deletério.
Ademais, é imperativo ressaltar o sexismo arcaico como outro promotor do problema. De acordo com Simone de Beauvoir a humanidade é masculina, e o homem define a mulher não em sim, mas relativamente a ele, ela não é considerada um ser autônomo. Partindo desse pressuposto o corpo social negligencia de varias formas, já que a vê como uma figura inferior, incapaz de estar a frente de de movimentos como a arte, a ligando sempre a um homem ou menosprezando suas obras e impondo onde onde a mulher deve estar e o que ele deve ser, contudo retardando a resolução dessa situação caótica.
Assim, medidas exequíveis são necessárias se tomadas para conter o avanço da problemática. Destarte, com intuito de mitigar a omissão feminina na arte, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que por meio da Secretaria de Cultura, será revestido em projetos que divulguem, incentivem, e abra espaço, para as obras femininas, como as de Maria Firmina que que foram silenciadas por muitos anos por se tratar de uma escritora mulher, negra, filha de ex-escrava que publicou varias obras sobre a abolição em plena escravidão. Desse modo atenua-se-a em médio e longo prazo o impacto nocivo do problema, assim o gênero feminino alcançará sua representatividade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Katsmoking
Quantidade de postagens Amigos
#91809
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: A FALTA DE RECONHECIMENTO FEMININO NA ARTE BRASILEIRA

Introdução: Na obra "A escrava" de Maria Firmina do Reis do século XIX, retrata uma mulher branca que conduz a narrativa e expressa sentimentos escravocratas e abolicionistas (como ela expressa dois sentimentos contrários?)em meio a elite privilegiada que se diz defender a escravidão e a moral. Diante disso podemos perceber a representatividade feminina que autora Maria Firmina passou a sua personagem, ela sendo a primeira escritora romancista brasileira e da literatura Afro, e enfrentou grandes barreiras e(repetição de 'e's) foi ocultada ao publicar suas artes. no entanto, o que podemos observar que na realidade contemporânea se perpetua essa dificuldade. Esse cenário antagônico é fruto tanto do silenciamento(?), quanto do machismo patriarcal. Dessa forma é fundamental a discursão desses aspectos, afim do pleno funcionamento da sociedade.
- Problemas de vírgula, primeira pessoa do plural e crase.
- Acho que você focou demais na questão da autora e falou pouco da relação dela com as mulheres na atualidade.


Desenvolvimento 1: Precipuamente é fulcral pontuar que a omissão feminina na sociedade deriva da baixa atuação das autoridades governamentais no que concerne a criação de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo Malala Yousafzai só sabemos a importância da nossa voz quando somos silenciadas, logo percebemos que é o que observamos exatamente no Brasil, visto que depois de todos esses ano as mulheres ainda enfrentam dificuldades em serem ouvidas e em terem reconhecimento que têm direito em meio a uma civilização que predomina o posicionamento masculino(explicar melhor). Portanto, tudo isso contribui para perpetuação desse quadro deletério.
- Problemas com vírgulas, primeira pessoa do plural e concordância.
- Faltou uma melhor explicação da tese.


Desenvolvimento 2: Ademais, é imperativo ressaltar o sexismo arcaico como outro promotor do problema. De acordo com Simone de Beauvoir a humanidade é masculina, e o homem define a mulher não em sim, mas relativamente a ele, ela não é considerada um ser autônomo. Partindo desse pressuposto o corpo social negligencia de varias formas, já que a vê como uma figura inferior, incapaz de estar a frente de de movimentos como a arte, a ligando sempre a um homem ou menosprezando suas obras e impondo onde onde a mulher deve estar e o que ele deve ser, contudo retardando a resolução dessa situação caótica.
- Problemas com vírgulas, erros de digitação, crase e acentuação.
- Faltou uma melhor explicação dessa relação, além de tangenciar o tema.


Conclusão: Assim, medidas exequíveis são necessárias se tomadas para conter o avanço da problemática. Destarte, com intuito de mitigar a omissão feminina na arte, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que por meio da Secretaria de Cultura, será revestido em projetos que divulguem, incentivem, e abra espaço, para as obras femininas, como as de Maria Firmina que que foram silenciadas por muitos anos por se tratar de uma escritora mulher, negra, filha de ex-escrava que publicou varias obras sobre a abolição em plena escravidão. Desse modo atenua-se-a em médio e longo prazo o impacto nocivo do problema, assim o gênero feminino alcançará sua representatividade.
- Problemas de vírgula e acentuação.
- Faltou o efeito.


REVISÃO GERAL: Parabéns pelo seu texto! Algumas coisas que anotei:
- Apesar de ser um tema do ENEM, esse assunto é beeemm abstrato, logo, fica difícil de argumentar com ideias físicas e práticas, seria melhor jogar pra questão moral como se referiu na introdução, dessa forma, talvez não precisasse se estender tanto tentando explicar cada parte.
- Tome muito cuidado com a primeira pessoa do plural ou singular.
- Tome cuidado com as vírgulas, encontrei alguns erros que a banca desconsideraria muito.
- O uso excessivo do gerúndio também não é recomendado.

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
98 Exibições
por raullS2
falta de reconhecimento paterno
por Nayanne    - In: Outros temas
0 Respostas 
20 Exibições
por Nayanne
0 Respostas 
209 Exibições
por mikallvr
0 Respostas 
63 Exibições
por Camposkkj
1 Respostas 
223 Exibições
por 987127din
2 Respostas 
178 Exibições
por Oziris
0 Respostas 
76 Exibições
por natashabandm
4 Respostas 
255 Exibições
por JoaoPedro72
3 Respostas 
313 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
82 Exibições
por leticiaylzh

Muito bom, da uma olhada nas redaçõe[…]

Ao afirmar em sua célebre canç&atild[…]

O debate

Em 2021, o famoso cantor sertanejo, Zé Neto[…]

Desastres Ambientais

Greta Thunberg é uma jovem ativista que lut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM