Por Jejecaline
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De acordo com Aristóteles, "A base da sociedade é a justiça". Entretanto,o contexto no Brasil do século XXI contraria-o,uma vez que a falta de justiça e suas consequências desestruturam a base do corpo social brasileiro. Nesse contexto,percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos,em virtude do legado histórico e da ausência de legislação.
Em primeiro lugar, é preciso atentar que o legado histórico caracteriza-se como um complexo dificultador. De acordo com Claude Lévi-strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos contextos históricos. Nesse sentido, percebe-se à respeito da falta de de justiça no Brasil e suas consequências,mesmo que fortemente presente no século atual,apresenta raízes ao passado brasileiro,o que dificulta ainda mais a sua resolução.
Em segundo lugar,a injustiça no Brasil e suas consequências encontra terra fértil na falta de legislação. Segundo Umberto Eco, " Para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável". Com isso, percebe-se uma lacuna,explicitada pela carência de uma legislação adequada.Assim,sem base legal,ações de remediação são impossibilitadas e podem agravar o problema.
Logo,medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. É fundamental,portanto,a criação de projetos de lei que contemplem a questão da supressão de justiça e suas consequências,pelas comissões da Câmara e do Senado,em parceria com consultas públicas . Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais,para o público em geral ter acesso e se posicionar. Além disso,nessas consultas,seria viável disponibilizar pra download uma cartilha em PDF que mostre os detalhes da lei proposta,para que o problema da injustiça e suas consequências no Brasil só ganhe respaldo legal,como também o faça de maneira conciente por parte da população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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