Em primeiro lugar é preciso destacar a importância da escola na solução de problemas como o analfabetismo por falta de leitura. Mais de 50% dos brasileiros com 25 anos ou mais não terminaram a educação básica nos anos de 2016, 2017 e 2018, sendo assim 52,6% dos brasileiros adultos não concluíram o ensino médio. A taxa de analfabetização mais atual no Brasil, foi divulgada pelo IBGE no ano de 2019, o Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas, do mesmo modo em que no mundo, mais de 759 milhões permanecem nessa situação.
A princípio a maior parte dos trabalhadores sem letramento se encontra nas construções civis. "O índice maior é nesse setor em decorrência do perfil do trabalho, que não requer conhecimento específico para a atividade mais rudimentar" afirma a pedagoga Mirtes Triguieri do colégio Sesi/RN. Assim como Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
Por tanto a necessidade de discutir essa situação nas escolas é fundamental, da mesma forma em que os pais devem dar incentivo para seus filhos. De antemão o governo deveria implantar mais colégios, onde as pessoas tenham a oportunidade de ir, sendo mais próximo de suas casas, ou em lugares de fácil acesso. A mídia em si, poderia mostrar os casos de analfabetismo, assim facilitando o trabalho do governo, assim também, conscientizar a população desse problema. Muitas pessoas precisam de trabalhos para poderem alimentar suas famílias, ou dar um estudo melhor aos seus filhos, mas por conta da alfabetização algumas pessoas não tem essa oportunidade. Por fim as escolas poderiam comunicar os pais sobre palestras e reuniões em grupos, assim implantar areas, onde a leitura seria desenvolvida, tendo apoio dos professores, assim podemos evitar que futuras gerações venham a ter o mesmo problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada