Em primeiro plano, convém ressaltar, que o encorajamento dos pais é fator determinante para a permanência do problema. A esse respeito, a pensadora Elaine Sekimura descreve que incentivar à leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade. Seguindo essa linha de pensamento, é notório que muitos pais pouco ajam em estimular e incentivar os indivíduos a criarem o hábito de leitura. Nesse caso, é imprescindível que a família é responsável pela falta de suporte na motivação de adaptação à rotina de leitura e aos anceios ligados à base de apreendizagem do conhecimento, dificultando seu desempenho em sociedade e tornando -os marginalizados sob um viés eletista.
Em segundo plano, ao se examinar s entraves de incentivo à leitura, verifica-se, à má formação socioeducacional como agravante da problemática. Em consequência disso, o intelectual Paulo Freire evidencia que, se a educação sozinha não consegue transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sob esse ponto de vista, percebe-se que muitas escolas não possui bibliotecas ampliadas para garantir aos alunos o acesso pleno aos livros. Outro ponto relevante, é a ausência de professores que implementem a inclusão e diversificação na educação e formação cognitiva em grupo, através de aulas literárias de aperfeiçoamento. Com isso, haja vista que ainda é uma realidade distante.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge, que o Governo Federal crie, por meio de verbas governamentais uma rede de bibliotecas ampliadas em tecnologia de ponta, com inúmeros livros de interesse juvenil e professores qualificados no assunto, para que os alunos possam desenvolver o hábito de leitura e adquirir o conhecimento de mundo. Dessa forma, é preciso também que o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com as Escolas Públicas e Privadas façam, através das redes sociais campanhas publicitárias para conscientização da família e da população a respeito do problema. Somente assim, será possível impedir que a leitura seja um desafio para a sociedade brasileira.
@Ashiley , @Anna1 , @Andree poderiam corrigir minha redação porfavor!?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.