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Por Luanaml
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A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios educacionais. Nesse sentido, percebemos que a inclusão de surdos ainda é algo muito limitado no Brasil. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratulista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o silenciamento como impulsionador dos desafios educacionais no Brasil. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, a mídia não está cumprindo seu instrumento de democracia, deixando assim uma falsa impressão sobre os problemas sociais corriqueiros do Brasil. Diante de tal exposto, os cidadãos não sabem da importância que é a inclusão das pessoas com deficiência na educação, causando assim uma grande desigualdade educacional. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o poder público, por intermediário de propagadas nos meios de comunicação, conscientize a população brasileira da importância de englobar todos os cidadãos em um meio a fim de modificar a desigualdade educacional entre os surdos . Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
(Obrigada pela correção :D)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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