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Por samifnd
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A obra literária "Ensaios sobre a cegueira", de José Saramago, é retratada sobre uma cegueira cultural, moral e ética na sociedade. Nesse contexto, é possível realizar uma analogia entre a crítica de 1995 do escritor português, ao cenário hodierno em território nacional, uma vez que a falta de empatia nas relações sociais no Brasil cegou os cidadãos e seus meios. Com isso, emerge um problema sério em virtude da formação educacional deficitária e da falta de debate sobre.

Dessa forma, em primeira análise, pode-se destacar que a formação educacional deficitária na falta de empatia nas relações sociais brasileiras é um fator agravante. O líder político Nelson Mandela, cita que a educação é a arma mais poderosa com a capacidade de mudar o mundo, sob esse viés, pode-se analisar que a antipatia inicia-se a partir da ausência de aulas sobre educação emocional e das relações sociais, agravando-se, infelizmente, em consequências como o "bullying" na bolha escolar. Assim, urge reverter a situação da formação educacional deficitária sobre o tema proposto.

Outrossim, a falta de debate sobre a antipatia no Brasil é um desafio presente no problema. A ativista Djamila Ribeiro explica ser preciso retirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas, isto é, a falta de discussões em torno do impasse mencionado, que também configura-se como uma invisibilidade, proporciona mais casos de crimes de ódio no dia-a-dia brasileiro, o que infelizmente, torna a falta de empatia comum. Por isso, é importante retirar tal situação da falta de debate para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

Portanto, é imprescindível intervir no problema da falta de empatia nas relações sociais no Brasil, é necessária a participação do Governo em sua figura do Ministério da Educação (MEC) - órgão responsável por ações em volta da educação no país -, criar políticas públicas, por meio de investimentos na falta de empatia, a fim de reverter o problema educacional que impera, freando obstáculos como o "bullying", propagando-se da mesma forma, discussões e a visibilidade que faltava. Tais ações devem, ainda, contar com reportagens aprofundadas sobre as consequências dos crimes de ódio cometidos fora da bolha escolar, com o intuito de alertar amplamente mais indivíduos. Somente assim, será possível desvincular a cegueira supracitada por Saramago, consolidando-se a reflexão de Mandela à nação verde-amarela, transformando-se em um Brasil acolhedor, e, sobretudo, empático.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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