Em primeiro lugar, é válido reconhecer que a indisponível causa de "colocar-se no lugar do outro" é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da falta de interesse em casos que abrangem aspectos socioeconômicos. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da grande falta de apoio do governo aos necessitados, as pessoas tendem a habituar-se a ele. De acordo com a escritora francesa Simone Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar o desprezo à causa subjetiva das pessoas, como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado.
Por conseguinte, nota-se um aumento de atos violentos, devido a ignorante desatualização em prol de lutas sociais. Conforme a "Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Sob esse prisma, entende -se que ao analisar a permanência do determinismo e a falta de impor ajuda a casos distintos, o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando- se passivo e inerte com a problemática.
Depreende -se, portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre a importância da empatia. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagem, com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de garantir apoio aos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na "Utopia" de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada