Por Iguinho
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59737
O sociólogo alemão Georg Simmel propõe o termo "Atitude Blasé" – do livro "The Metropolis and Mental Life" - quando o homem passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Nesse sentido, a realidade brasileira caracteriza-se com essa problemática, visto que a falta de empatia nas relações sociais está sendo cada vez mais banalizada. Dessa forma, configura-se a consolidação de um problema que possui raízes amargas no país, que persiste tanto pelo individualismo, quanto pelo egoísmo.
Em uma primeira análise, o individualismo mostra-se como uma influência nessa questão. “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que a individualidade é um obstáculo para solução desse problema. Nesse sentido, muitos indivíduos pensam somente em si próprio, em que não conseguem entender os sentimentos dos outros. Sendo assim, esse egocentrismo impede as conexões entre os indivíduos.
Em uma segunda análise, o egoísmo apresenta-se como um complexo agravante. Dessa forma, os hábitos egoístas estão relacionados com aquelas pessoas que tomam decisões que os beneficiam. De acordo com essa lógica, isso é causado por algum sofrimento na infância ou tendência durante a vida, o que gera grande impacto sobre o outro, além de afastar ainda mais as pessoas e proporcionar justamente a falta de empatia. Sob esse viés, é indubitável que esse cenário permaneça no Brasil.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para reverter esse quadro. É necessário que o Ministério da Cidadania, em parceira com as prefeituras municipais, promova palestras voltadas para toda comunidade, através dos veículos de comunicações e com finalidade de proporcionar melhores interações entre a sociedade. Ademais, as instituições privadas devem difundir campanhas de conscientização por meio da mídia, para dessa forma eliminar a ausência de altruísmo no Brasil. Assim, pode-se retirar uma grande pedra do caminho e revogar o termo "Atitude Blasé".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
158 Exibições
por Jad
0 Respostas 
113 Exibições
por Nycoleeee
0 Respostas 
122 Exibições
por Nycoleeee
5 Respostas 
346 Exibições
por baja
0 Respostas 
76 Exibições
por vinix220
0 Respostas 
81 Exibições
por vinix220
2 Respostas 
111 Exibições
por Yasmincr
0 Respostas 
33 Exibições
por luizpch
0 Respostas 
48 Exibições
por Maduu16
0 Respostas 
31 Exibições
por Jvalves78

De acordo com a Constituição Federal[…]

Na canção da cantora brasileira, Mar[…]

Redação para concurso da cesgranri[…]

Paradigma do cuidado invisível

O art. 5°, I, da Constituição Fe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM