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#57264
De acordo com o psicólogo Carl Rogers “ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletindo nos olhos dele. Essa visão, embora correta, não é efetiva no hordeno cenário mundial, sobretudo no Brasil, posto que o egocentrismo têm sido prevalente nas relações cotidianas da sociedade. Exemplos disso, são a desigualdade social e o individualismo pregado socioculturamente em meio a realidade. Nesse sentido, é primordial que tais fatores sejam analisados, a fim de cessa-los definitivamente.
A priori, é válido ressaltar que o Brasil é o 7° país mais desigual do mundo, tendo seu Gini com valor de 0,516. Isso reflete que, a má gestão de recursos, tal como a ignorância empática social, proporcionam números aterrorizantes de irregularidade no direito do indivíduo enquanto nação. Análogo a isso, é a forma que o governo lida com o camada social desprivilegiada e moradores de rua, a qual é no mínimo medíocre e inútil. Logo, é substancial a modificação desse quadro que vai de encontro à possibilidade de escolha do homem.
Outrossim, é imperativo pontuar a manipulação egoísta impregnada na cultura do Brasil. Segundo o filósofo Zygmunt Bauman disserta como as relações humanas são banais e superficiais, voltadas primordialmente pera sua egolatria. Esse panorama se evidência, por exemplo, com a quebra desnecessária do isolamento social, durante o surto pandêmico do COVID-19, comprovando novamente a falta de fraternidade para com o próximo. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura de forma urgente.
Em síntese, a falta de empatia nas relações sociais é uma problemática evidente no contexto brasileiro. Por isso, faz-se necessário que o Ministério da Cidadania junto às instituições escolares, promovam a construção a construção empática do indivíduo, por meio de campanhas e palestras. Pode-se incluir também o incentivo de trabalho comunitário e construções de ONGs em prol de uma sociedade mais harmônica. Assim, poderá se colocar em prática a afirmativa de Carl Rogers.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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