A princípio, é essencial notar que o desinteresse do Estado potencializa a fuga de empatia na população brasileira. Esse contexto de inoperância das esferas de poder alude à teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, o sistema político, em sua omissão, marginaliza as minorias e inflama os estigmas raciais, sucedendo em perseguição, preconceito e alienação da civilização nacional. Desta forma, os estadistas impulsionam a desvalorização moral desses indivíduos, elemento fundamental para seus projetos de poder. Nessa perspectiva, para refutação da teoria de Bauman e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Ademais, é igualmente preciso apontar a classe alta como outro fator que amplifica a carência empática na sociedade brasileira. Posto isso, de acordo com o sociólogo alemão Georg Simmel, a “Atitude Blasé” ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às questões que ele deve dar atenção. Diante de tal exposto, é notório que a elite não dá importância aos conflitos sociais, motivado pela supressão da empatia desta classe, que, muitas vezes, desrespeitam e criminalizam as minorias e diversidades da sociedade brasileira, pondo-as numa casta inferiorizada que deve ser, em sua vontade, abandonada.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o panorama débil empático no Brasil. Em vista disso, com a finalidade de formar uma nação empática, é preciso que o Governo Federal - por meio do Ministério da Cidadania - implemente uma campanha de conscientização empática, divulgando, por exemplo, em escolas, jornais, centros e redes sociais. Paralelamente é categórico que as mídias sociais atuem no combate ao preconceito e perseguição da elite, em diversas fontes, como, Tv 's, jornais e redes sociais, recorrendo aos principais jornais, com a intenção de erradicar a antipatia desta classe. Espera-se assim, que os sofrimentos retratados por Munch delimitem-se apenas à obra.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.