Avatar do usuário
Por cowbopi
Quantidade de postagens
#124508
Conforme a Constituição Federal de 1988, o Estado deve incentivar o desenvolvimento tecnológico. Entretanto, essas garantias constitucionais não são vistas na prática quando se observa que o acesso à internet não é democratizado e exclui muitos indivíduos das tecnologias contemporâneas. Nesse sentido, para combater essa problemática é necessário romper com a omissão estatal e a alienação social.

Diante desse cenário, nota-se que a negligência governamental é um fator agravante da falta de democratização da internet na sociedade brasileira. Nesse viés, o filósofo inglês John Locke, afirma que o dever do Estado é garantir os direitos e o bem-estar dos cidadãos, no entanto, a máxima do autor não é cumprida, já que o governo não fornece políticas públicas que garantam a instalação de redes de conexão em comunidades carentes. Dessa forma, enquanto a máquina estatal negligenciar suas responsabilidades de democratizar a internet, a exclusão digital perdurará nas camadas sociais mais pobres.

Além disso, boa parte da população se encontra alienada sobre a falta de democratização da internet no Brasil. Acerca disso, a obra "Abaporu", da artista Tarcila do Amaral, ilustra um homem com a cabeça pequena e o corpo agigantado. Sob tal ótica, a falta de pensamento crítico da sociedade é representada nas características da pintura. Nessa perspectiva, com o desconhecimento de parte da população sobre a exclusão digital de algumas pessoas que não acessam a internet, há uma alienação sobre a situação. Como consequência, nota-se que sem o conhecimento os indivíduos que não conseguem exigir a atuação do governo para garantir o direito de que todos têm de possuir redes de conexão e, com isso, evitar essa falta de inclusão.

Portanto, é necessário solucionar a falta de democratização da internet no Brasil, Para isso, cabe ao Estado - em sua função de promover o bem-estar social - construir ambientes públicos que contenham redes de conexão, por meio de verbas que devem ser destinadas para adquirir aparelhos digitais conectados a internet, com a finalidade de minimizar a falta de acesso a essa tecnologia. Além do mais, cabe as instituições escolares instruir os alunos acerca de falta de democratização da internet, por intermédio de palestras, com o objetivo de extinguir a invisibilidade desses problemas na sociedade brasileira. Com isso, os preceitos da Constituição serão cumpridos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os[…]

O artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Hu[…]

alguém poderia por favor corrigi-la? @Lauany25 @M[…]

O programa televisivo "Catalendas" con[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!