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#78132
A Constituição Federal brasileira estabelece a todos os indivíduos o direito a um ambiente equilibrado. No entanto, no contexto atual, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o aumento de registros de incêndios e queimadas florestais.
Primeiramente, vale salientar a falta de fiscalização e punição mais severa aos infratores que cometem crimes ambientais, como atear fogo em matas e florestas. Além disso, os fatores climáticos também contribuem para o agravamento da situação, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos da América no verão, período onde se registram elevados índices de incêndios e queimadas florestais.
Ademais, tal problemática gera consequências drásticas, agravando a saúde da população e provocando a morte de animais. Isso prejudica a fauna e pode causar a extinção de espécies e de ecossistemas. Um exemplo recente foi o incêndio de grande proporção ocorrido no Pantanal em 2020, que provocou a morte de animais que escaparam das chamas, enquanto outros ficaram feridos e foram resgatados.
Logo, diante do exposto acima, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente contrate profissionais especializados para atuar na fiscalização e punição dos infratores, além de criar projetos que visem à detecção e ao monitoramento de incêndios e queimadas. As instituições escolares devem fazer campanhas de conscientização e promover debates, a fim de alertar os estudantes sobre a importância deste assunto. Somente assim, é possível solucionar tal problemática e assegurar o que está contido na Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#78161
Sobre seu texto: você possui bom domínio gramatical, só errou num trecho. O único problema da sua redação foi que você não introduziu seus argumentos no primeiro parágrafo, outro problema que reparei foi que você se perdeu da ideia original do segundo parágrafo, repare que você propõe abordar “a falta de fiscalização e punição aos infratores.” Mas logo na segunda linha, você começa a falar sobre fatores climáticos. Tirando isso, seu terceiro paragrafo foi bom e sua proposta de solução foi excelente.
Redação Corrigida:
A Constituição Federal brasileira estabelece a todos os indivíduos o direito a um ambiente equilibrado. No entanto, no contexto atual, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o aumento de registros de incêndios e queimadas florestais. (faltou introduzir os argumentos)

SUGESTÃO DE INTRODUÇÃO 1: A Constituição Federal brasileira estabelece a todos os indivíduos o direito a um ambiente equilibrado. No entanto, no contexto atual, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, devido a falta de fiscalização e a falta de punição mais severa aos infratores.

Primeiramente, vale salientar a falta de fiscalização e punição mais severa aos infratores que cometem crimes ambientais, como atear fogo em matas e (em) florestas. Além disso, os fatores climáticos também contribuem para o agravamento da situação, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos da América no verão, período onde se registram elevados índices de incêndios e queimadas florestais. (se perdeu do argumento)

Ademais, tal problemática gera consequências drásticas, agravando a saúde da população e provocando a morte de animais. Isso prejudica a fauna e pode causar a extinção de espécies e de ecossistemas. Um exemplo recente foi o incêndio de grande proporção ocorrido no Pantanal em 2020, que provocou a morte de animais que escaparam das chamas, enquanto outros ficaram feridos e foram resgatados.

Logo, diante do exposto acima, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente contrate profissionais especializados para atuar na fiscalização e punição dos infratores, além de criar projetos que visem à detecção e ao monitoramento de incêndios e queimadas. As instituições escolares devem fazer campanhas de conscientização e promover debates, a fim de alertar os estudantes sobre a importância deste assunto. Somente assim, é possível solucionar tal problemática e assegurar o que está contido na Constituição Federal.
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