Em primeiro lugar, convém destacar que fatores sociais, como o capitalismo, explicitam a falta de consciência ambiental dos cidadãos brasileiros. Dessa forma, segundo o filósofo Karl Marx, “a desvalorização do mundo humano cresce de forma proporcional a valorização do mundo das coisas”. Nesse sentido, é perceptível que os indivíduos exaltam e priorizam mais o capital e a sua renda do que o meio ambiente, uma vez que desmatam e incendeiam florestas para poderem inserir algo que os de lucro, como a agricultura e pecuária, demonstrando a incúria social em relação ao meio natural. Assim, destaca-se a falta de consciência ambiental, em que se dá mais ênfase ao lucro do que a natureza, de modo a demonstrar verídica a perspectiva de Karl Marx.
Em segundo lugar, também se faz importante salientar que a negligência governamental em relação a natureza, também destaca a falta da consciência ambiental no Brasil. Nesse âmbito, de acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, é direito de todos os cidadãos viverem em uma sociedade com o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, é notório que essa proposta é falha na prática, já que o Estado negligencia a necessidade de ampliar as políticas públicas, como maior sentença para quem iniciar queimadas ou desmatar as florestas, para a conservação do meio natural do país, de modo a nunca conscientizar a população sobre a importância da natureza e que desmá-la é um crime ambiental.
Portanto, ao se analisar fatores que demonstram a falta de consciência ambiental no Brasil, torna-se imprescindível uma escapatória para essa problemática. Posto isso, é fundamental uma ação do Ministério do Meio Ambiente que deve, por meio de votação com os parlamentares e sanção do gestor público, aprimorar a lei já existente de crime ambiental, impondo punições mais rígidas, como o aumento dos anos na cadeia, para que assim a população não o cometa e tenha consciência sobre os cuidados que devem ter com o meio ambiente. Diante disso, espera-se que os cidadãos tenham percepção dos seus atos e que cuidem da natureza, de modo a tornar real a perspectiva de Paul Watson.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.