• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#70086
Paul Watson, fundador do Greenpeace, afirma que inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com a natureza. Dessa maneira, quando se analisa essa perspectiva, nota-se veracidade, haja vista que é de suma relevância que os indivíduos vivam bem com o meio ambiente. Todavia, esse emblema destoa do hodierno cenário brasileiro, visto que a falta de consciência ambiental – destacada por aspectos sociais e governamentais – evidencia que a população não vive em conformidade com a natureza.

Em primeiro lugar, convém destacar que fatores sociais, como o capitalismo, explicitam a falta de consciência ambiental dos cidadãos brasileiros. Dessa forma, segundo o filósofo Karl Marx, “a desvalorização do mundo humano cresce de forma proporcional a valorização do mundo das coisas”. Nesse sentido, é perceptível que os indivíduos exaltam e priorizam mais o capital e a sua renda do que o meio ambiente, uma vez que desmatam e incendeiam florestas para poderem inserir algo que os de lucro, como a agricultura e pecuária, demonstrando a incúria social em relação ao meio natural. Assim, destaca-se a falta de consciência ambiental, em que se dá mais ênfase ao lucro do que a natureza, de modo a demonstrar verídica a perspectiva de Karl Marx.

Em segundo lugar, também se faz importante salientar que a negligência governamental em relação a natureza, também destaca a falta da consciência ambiental no Brasil. Nesse âmbito, de acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, é direito de todos os cidadãos viverem em uma sociedade com o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, é notório que essa proposta é falha na prática, já que o Estado negligencia a necessidade de ampliar as políticas públicas, como maior sentença para quem iniciar queimadas ou desmatar as florestas, para a conservação do meio natural do país, de modo a nunca conscientizar a população sobre a importância da natureza e que desmá-la é um crime ambiental.

Portanto, ao se analisar fatores que demonstram a falta de consciência ambiental no Brasil, torna-se imprescindível uma escapatória para essa problemática. Posto isso, é fundamental uma ação do Ministério do Meio Ambiente que deve, por meio de votação com os parlamentares e sanção do gestor público, aprimorar a lei já existente de crime ambiental, impondo punições mais rígidas, como o aumento dos anos na cadeia, para que assim a população não o cometa e tenha consciência sobre os cuidados que devem ter com o meio ambiente. Diante disso, espera-se que os cidadãos tenham percepção dos seus atos e que cuidem da natureza, de modo a tornar real a perspectiva de Paul Watson.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#70598
@ZEXx, Olá! Espero que esteja bem!💖
👉🏽LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO.

✅CORRETO

❌ERRO/FALTA

📝ERRO DE PORTUGUÊS ( AINDA NÃO SOU MUITO BOA NESSA PARTE )

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅REPERTÓRIO Paul Watson, fundador do Greenpeace, afirma que inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com a natureza. ✅TESE/LINK COM O REPERTÓRIO Dessa maneira, quando se analisa essa perspectiva, nota-se veracidade, haja vista que é de suma relevância que os indivíduos vivam bem com o meio ambiente. ✅ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO Todavia, esse emblema destoa do hodierno cenário brasileiro, visto que a falta de consciência ambiental – destacada😉 [ não sei se "destacada" seria uma palavra boa para usar nesse caso ] por aspectos sociais e governamentais – evidencia que a população não vive em conformidade com a natureza.

🧐Uau, muito bem!

✍🏾✍🏾D1✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL Em primeiro lugar, convém destacar que fatores sociais, como o capitalismo, explicitam a falta de consciência ambiental dos cidadãos brasileiros. ✅REPERTÓRIO Dessa forma, segundo o filósofo Karl Marx, “a desvalorização do mundo humano cresce de forma proporcional a valorização do mundo das coisas”. ✅LINK COM O REPERTÓRIO E ARGUMENTAÇÃO Nesse sentido, é perceptível que os indivíduos exaltam e priorizam mais o capital e a sua renda do que o meio ambiente, uma vez que desmatam e incendeiam florestas para poderem inserir algo que os de [DÊEM] lucro, como a agricultura e pecuária, demonstrando a incúria social em relação ao meio natural. ✅FINALIZAÇÃO Assim, destaca-se a falta de consciência ambiental, em que se dá mais ênfase ao lucro do que a natureza, de modo a demonstrar verídica a perspectiva de Karl Marx.

🧐EXCELENTE

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL segundo lugar, também se faz importante salientar que a negligência governamental em relação a natureza, também destaca 😉[IMPULSIONA] a falta da consciência ambiental no Brasil. ✅REPERTORIO Nesse âmbito, de acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, é direito de todos os cidadãos viverem em uma sociedade com o meio ambiente ecologicamente equilibrado. ✅ARGUMENTAÇÃO Entretanto, é notório que essa proposta é falha na prática, já que o Estado negligencia a necessidade de ampliar as políticas públicas, como maior sentença para quem iniciar queimadas ou desmatar as florestas, para a conservação do meio natural do país, de modo a ❌nunca❌ conscientizar a população sobre a importância da natureza e que desmá-la📝[desmatá-la] é um crime ambiental.❌ACHO QUE PODERIA TER FINALIZADO O PARÁGRAFO

🧐MUITO BEM! APENAS FINALIZE O PARÁGRAFO.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
✅Portanto, ao se analisar fatores que demonstram a falta de consciência ambiental no Brasil, torna-se imprescindível uma escapatória para essa problemática. Posto isso, é fundamental uma ação do ✅AGENTE Ministério do Meio Ambiente ❌que deve❌, ✅MEIO por meio de votação com os parlamentares e sanção do gestor público,✅AÇÃO [DEVE] aprimorar a lei já existente de crime ambiental, impondo punições mais rígidas, ✅DETALHAMENTO como o aumento dos anos na cadeia, ✅FITO para que📝, assim📝, a população não o cometa e tenha consciência sobre os cuidados que devem ter com o meio ambiente. ✅Diante disso, espera-se que os cidadãos tenham percepção dos seus atos e que cuidem da natureza, de modo a tornar real a perspectiva de Paul Watson.

🧐SHOWWWW!

🤩MUITO BEEEEM! PARABÉNS. 🤗
#70692
Ei, @ZEXx. Tudo bem?
Perdão pela demora!

>>> INTRODUÇÃO
Paul Watson, fundador do Greenpeace, afirma que inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com a natureza (contextualização). Dessa maneira, quando se analisa essa perspectiva, nota-se (1) veracidade, haja vista que é de suma relevância que os indivíduos vivam bem com o meio ambiente (tese). Todavia, esse emblema destoa do hodierno cenário brasileiro, visto que a falta de consciência ambiental – destacada por aspectos sociais e governamentais – evidencia que a população não vive em conformidade com a natureza (encaminhamento).

(1) Todo substantivo deve ser antecedido de artigo, assim, deveria ser "nota-se UMA veracidade".

>>> DESENVOLVIMENTO I
Em primeiro lugar, convém destacar que fatores sociais, como o capitalismo, explicitam a falta de consciência ambiental dos cidadãos brasileiros (apresentação da ideia). Dessa forma, segundo o filósofo Karl Marx, “a desvalorização do mundo humano cresce de forma proporcional a valorização do mundo das coisas”. Nesse sentido, é perceptível que os indivíduos exaltam e priorizam mais o capital e a sua renda do que o meio ambiente, uma vez que desmatam e incendeiam florestas para poderem inserir algo que os de(2) lucro, como a agricultura e pecuária, demonstrando a incúria social em relação ao meio natural (encaminhamento da argumentação). Assim, destaca-se a falta de consciência ambiental, em que se dá mais ênfase ao lucro do que a natureza, de modo a demonstrar verídica(3) a perspectiva de Karl Marx (fechamento).

(2) Dêem;
(3) "de modo a demonstrar verídica" você poderia, para otimizar espaço, ter escrito "confirmando" - para facilitar a leitura.

>>> DESENVOLVIMENTO II
Em segundo lugar, também se faz importante salientar que a negligência governamental em relação a(4) natureza(5), também destaca a falta da consciência ambiental no Brasil(6) (apresentação da ideia). Nesse âmbito, de acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988, é direito de todos os cidadãos viverem em uma sociedade com o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, é notório que essa proposta é falha na prática, já que o Estado negligencia a necessidade de ampliar as políticas públicas, como maior sentença para quem iniciar queimadas ou desmatar as florestas, para a conservação do meio natural do país, de modo a nunca(7) conscientizar a população sobre a importância da natureza e que desmatá-la é um crime ambiental (8) (encaminhamento da argumentação). (fechamento ?) (9).

(4)"em relação a algo (feminino) natureza > por crase = "em relação à natureza";
(5) "em relação à natureza" deve ser posto entre virgulas, pois se torna aposto;
(6) Para otimizar espaço, poderia ter finalizado a sua apresentação da ideia em "natureza". Você conseguindo passar o que será abordado no texto, já se torna suficiente;
(7) "nunca" você está generalizando. Tente não fazer isso;
(8) Poderia ter investido mais na sua argumentação. Cuidado com a repetição de palavras;
(9) Faltou o fechamento/frase de efeito do parágrafo.

>>> CONCLUSÃO
Portanto, ao se analisar fatores que demonstram a falta de consciência ambiental no Brasil, torna-se imprescindível uma escapatória para essa problemática. Posto isso, é fundamental uma ação do Ministério do Meio Ambiente(1) que deve, por meio de votação com os parlamentares e sanção do gestor público(3), aprimorar a lei já existente de crime ambiental, impondo punições mais rígidas(2), como o aumento dos anos na cadeia(5), para que assim a população não o cometa e tenha consciência sobre os cuidados que devem ter com o meio ambiente(4). Diante disso, espera-se que os cidadãos tenham percepção dos seus atos e que cuidem da natureza, de modo a tornar real a perspectiva de Paul Watson.

(1) agente
(2) ação
(3) modo/meio
(4) finalidade
(5) detalhamento

OPINIÃO GERAL: Você escreve muito bem, e tem uma argumentação um tanto quanto convincente. Peço que se atente, principalmente, a repetição de palavras, para que seu texto não soe redundante - mesmo sem querer. Sempre estude a questão da conjugação do verbo. Vi que você utiliza muito "de modo a", tente utilizar o verbo no gerúndio - um exemplo na sua conclusão: "de modo a tornar real" que poderia ter sido "tornando real". As coisas que necessitam de um ajuste, são simplórias, mas que, possivelmente, poderiam te descontar pontos principalmente na C4.

Espero que, de coração, eu tenha te ajudado em algo. Se precisar, me chame! ;)
Gravidez na Adolescência

O filme "Simplesmente acontece" aborda […]

No século XX [1] o assédio já[…]

Sangue raro

A série médica americana "Grey'[…]

@Emyl Na música " Secretária &q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM