• Avatar do usuário
#63736
O fundador do Greenpeace, Paul Watson, afirma que a inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com a natureza. Dessa forma, quando analisa-se essa informação nota-se que é verídica, pois é de suma importância que os indivíduos vivam em harmonia com o meio ambiente. Portanto, esse emblema não é visto no Brasil, porque há falta de consciência ambiental, que prejudica a vida dos seres vivos. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, as consequências e as possíveis soluções para esse problema.
Verifica-se que fatores sociais, como o capitalismo, explicitam a falta de consciência ambiental nos cidadãos brasileiros. Pode-se mencionar, por exemplo, o desmatamento, que é feito para poder inserir algo que os dê lucro, como fábricas. A utilização excessiva de combustíveis fósseis, como o petróleo, que gera a gasolina entre outras substâncias, também são utilizados como fonte de renda. Outro fator existente é a falta de cidadania e senso de coletividade, pois o brasileiro não recicla o lixo no lugar correto, desse modo, suja as ruas e não se preocupa em manter um ambiente agradável a todos.
Em consequência disso, vê-se, a todo instante, notícias de que há animais em extinção, esse fator é prejudicial não apenas para esses animais, que estão em risco, como também para a estética e cultura brasileira. Outra preocupação constante é a vegetação escassa, o desflorestamento e a queima desnecessária de combustíveis fósseis, visto que, prejudicam a temperatura do ambiente, causando o efeito estufa, causador de malefícios para todos os seres vivos. Ainda convém lembrar o acúmulo de resíduos no solo, rios e mares, uma vez que, deveriam está em um lugar apropriado para sua decomposição. Esse resíduo é causador de diversos malefícios como enchentes, chuvas ácidas, que leva a morte de vidas marinhas e de vegetações, além de transparecer um aspecto estético feio do ambiente.
Portanto, a falta de consciência ambiental no Brasil representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente deve reforçar a proteção nas áreas florestadas, por meio de votação com os parlamentares e sanção do gestor público, impondo punições mais severas, como mais anos de prisão. Espera-se, com isso, que os cidadãos tomem consciência de seus atos e passem bons ensinamentos de geração em geração, de modo a tornar o mundo mais sustentável e harmonioso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#63876
Ceciliagrazy escreveu:Hjbktibbxhdujjkj
Ceciliagrazy escreveu:O fundador do Greenpeace, Paul Watson, afirma que a inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com a natureza. Dessa forma, quando ver o fato essa nota-se que é verídica. Portanto, isso não tem no Brasil, porque há falta de consciência, por isso te que resolver.
Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM