Como exemplo de problema ambiental no Brasil ocasionado pela ação humana, existem as frequentes queimadas na Amazônia que ganhou alta repercussão no ano de 2019, mas que estão e estavam presentes nos anos antecessores e durante o ano atual. Grandes consequências dessa ação, é a agressão direta à vegetação e a fauna das florestas amazônicas, sem contar da poluição no ar atmosférico causado pelas fumaças provenientes das queimadas. Se existem tantos prejuízos, por que a sociedade brasileira permanece afetando os meios naturais dessa forma?
A falta de consciência das ações provocadas no ambiente e suas complicações, resultada frequentemente pela desinformação da população faz com que de certa forma, a interferência em situações como essa, sejam pouco frequentes, criando uma permanência em atos semelhantes aos das queimadas ocorridas nas florestas brasileiras. De certo modo, a falta da prevalência desse tema é fortemente um dos pilares para a pouca interferência brasileira acerca disso.
Em vista dos fatos mencionados, cabe ao governo federal — principal órgão responsável do país — disseminar campanhas a respeito do meio ambiente e as consequências provocadas pelo uso descontrolado de seus recursos, fazendo proveito da mídia e da internet — fontes prevalentes de informações. Dessa forma, pode-se se ampliar a importância das ações humanas no meio ambiente e como minimizar os riscos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.