Precipuamente, é fulcral apontar que a omissão de proteção as nossas florestas deriva da baixa atuação de setores governamentais, no que concerne á criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Robbes, o estado tem a responsabilidade de garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido á falta de atuação das autoridades, o período de veraneio torna-se cada vez mais insuportável em consequência de queimadas, as quais além de poluir o ar, desmatar vastos quitares de terras, levam a óbito vários animais. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma imediata.
Ademais, é fundamental apontar o absentismo à conscientização em preservar as florestas como impulsionador da violação à natureza no Brasil. De acordo com o site Greenpeace, em 2019 a Amazônia apresentou um aumento de 38% e o Pantanal um aumento de 107% nas queimadas em relação ao ano anterior. Diante de tal exposto, é evidente que, a causa de tais circunstancias não são naturais e o quanto é necessário a conscientização á preservação do meio ambiente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo junto aos ministérios do meio ambiente e educação, por intermédio da mídia, venham desenvolver um plano de patrulha nas regiões florestais, estabelecer propagandas conscientizadoras, campanhas ambientais nas escolas afim de proteger e assegurar as florestas do solo brasileiro de possíveis agressões. Assim tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada