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Por Nagilaraquel
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a qualidade de vida como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a falta de acesso a água potável na sociedade né brasileira. Dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de acesso a água potável. Nesse sentido tal problema vem permeando a sociedade pela falta de urbanização, predominância da desigualdade social e também pelo crescimento populacional. Essa conjuntura segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o acesso a água potável o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que a falta se acesso a água potável no Brasil é predominante nas regiões de conflitos e crises humanitárias, assim impactando as populações vulneráveis. Segundo o instituto Trata Brasil quase 35 milhões de pessoas não tem acesso a água tratada. Diante de tal exposto, a surgimento de doenças devido a falta de saneamento básico. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo invista em saneamento básico, urbanização e também através de parcerias midiáticas promover campanhas de conscientização ao desperdício de água. Assim se consolidará uma sociedade mais humana, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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